Guillermo Abascal visitou Bournemouth: «Queria ver como é gerir uma propriedade de multiclubes»
Treinador espanhol conheceu a realidade do Black Knight Football Club
Guillermo Abascal esteve recentemente uma semana em Bournemouth, onde conheceu por dentro a realidade de um clube que tem feito uma ascensão notável no futebol inglês. E reforçado o seu estatuto na Premier League, sobretudo desde a entrada de Tiago Pinto, President of Football Operations de um clube que se estreia, esta quinta-feira, nas competições europeias.
O treinador espanhol, que já havia visitado Milão e Ruben Amorim em agosto, conheceu agora outra realidade bem diferente, segundo o próprio. “Assisti a treinos da equipa principal, mas também vi treinos e jogos dos sub-18 e sub-21. No final da experiência, fiz-lhes uma apresentação tática sobre a forma como vejo o futebol e as minhas equipas e eles apresentaram-me o ADN do Bournemouth. Foi especial”, admitiu.
Abascal conheceu por dentro não só a realidade do clube inglês, como também do Black Knight Football Club, que gere outros clubes, como por exemplo, o Moreirense. “Queria ver com os meus olhos como é gerir uma propriedade de multiclubes”, disse. Nesta fase da carreira, em que se prepara para um novo projeto que possa aparecer, Guillermo Abascal opta por acumular conhecimento e de diferentes realidades, como o próprio reconhece: “Há muita diferença no futebol em Itália e Inglaterra. Em termos de intensidade física, Inglaterra está dois níveis à frente. Têm muita presença nos duelos físicos enquanto em Itália optam por trabalhar mais a vertente tática e defensiva.”
Foi em Bournemouth que Abascal reencontrou um jogador muito especial. Nada mais nada menos do que o lateral Juanlu Sánchez, que chegou ao Sevilha com 11 anos pelas mãos do técnico espanhol, quando este trabalhava no departamento de scouting dos andaluzes. “Levei-o para o Sevilha com 11 anos e trabalhei com ele no clube. Treinei-o durante quatro anos na Academia. Vai cumprir o desejo que ele tinha e fico muito feliz por ver o Juanlu a cumprir um sonho de criança”, admitiu, sobre um defesa por quem o Bournemouth desembolsou 11 milhões de euros neste defeso.
Este crescimento evidenciado pelo Bournemouth na Premier League tem, para Abascal, um grande responsável: Tiago Pinto, o President of Football Operations dos cherries. “Ninguém podia imaginar que o Bournemouth pudesse atingir este nível desde que chegou o Tiago. É um dirigente que está sempre em ação, seja com o Bournemouth, seja com os outros clubes do grupo [casos de Moreirense, Lorient ou Auckland FC]. É uma pessoa que pensa muito à frente do seu tempo e trouxe uma identidade exigente ao Bournemouth, levando toda a equipa a melhorar o desempenho para poder acompanhar o ritmo de trabalho dele”, explica.
Pelo conhecimento adquirido e visão global sobre o funcionamento de vários departamentos do clube da zona sul de Inglaterra, Abascal não tem dúvidas quando diz que “a este ritmo”, o “Bournemouth poderá transformar-se num clube de primeira linha, talvez figurando entre os oito melhores de Inglaterra nos próximos anos”.