Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antigo craque afirma que o jogador do Real Madrid tem assumido um papel crucial na luta contra o racismo no futebol
Seguir Autor:
Ian Wright, antigo craque da seleção inglesa - com ascendência jamaicana -, falou sobre Jude Bellingham, nomeadamente acerca do papel que este tem assumido como uma figura da comunidade negra, assumindo a sua identidade com orgulho. Contudo, o ex-avançado de 62 anos, numa declaração bastante emocional, mostrou-se apreensivo em relação a Jude, pois sente que a sua forma de ser, não é bem vista para muita gente em Inglaterra, que se sente ameaçada.
"Estou preocupado pelo Jude, apenas porque é alguém que eles não conseguem controlar. Depois do que ele fez por Inglaterra, no Mundial, com todo aquele espírito ‘sou negro, tenho orgulho e estou pronto’ é algo que muita gente não está preparada. Eu sou inglês - embora muita gente diga que não sou mesmo inglês -, mas penso que os ingleses não estão preparados para uma superestrela negra, que age como o Jude age. Não lhe conseguem tocar, ele joga, ele faz o que quer, diz o que tem a dizer. Tem demasiada altivez para esta gente", atira Wright, no podcast britânico 'The Overlap'.
Para reforçar o seu argumento, a antiga glória do Crystal Palace e Arsenal estabeleceu uma antítese entre a opinião que muitos ingleses tem de N'Golo Kanté e o estilo de Bellingham: "Por exemplo, todos gostam do Kanté, pela sua simpatia. Mas alguém com a personalidade do Bellingham ou do Pogba não encaixa e assusta muita gente.
Para Wright é claro que este pensamento ainda são resquícios da memória colonial e esclavagista: "Aos negros é-nos ensinados que devemos fazer o melhor que conseguimos e no fim manter sempre a cabeça baixa, como se fôssemos um escravo humilide. Este estilo despojado do Jude, de não querer saber disso nem desses códigos, deixa muita gente assustada."
Australiano foi dispensado em outubro, logo depois do apito final diante do Chelsea
Avançado do Arsenal viveu martírio devido às muitas lesões
Extremo de 33 anos anunciou que vai sair do Liverpool no final da época
Nem Woltemade nem Wissa mostraram qualidade suficiente
Extremo 'explode' nas redes sociais
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Bruno Andrade, extremo do AFC Rushden & Diamonds, é um jogador livre