Lá em casa mando eu

Marco Silva é o treinador que está há mais jogos sem perder em casa para campeonatos

• Foto: Reuters

Marco Silva ainda não conseguiu tirar o Hull City da zona de despromoção da Premier League mas mantém ao serviço dos tigers um trunfo que pode vir a revelar-se como vital nesta luta pela permanência. O português é o treinador que está há mais jogos sem perder em casa para campeonatos, isto tendo em conta as principais ligas europeias, além da portuguesa: 38 jogos, mais cinco do que o alemão Thomas Tuchel (B. Dortmund) e o italiano Massimiliano Allegri (Juventus).

Em casa, quem manda é Marco Silva, que ganhou três e empatou um em quatro jogos caseiros pelo Hull e não sabe o que é perder na condição de visitado para campeonatos desde... 30 de março de 2014. No top 5 de técnicos sem perder há mais tempo em casa para jogos de liga, entra ainda Nuno Espírito Santo, com 32 jogos, ele que, curiosamente, foi quem... infligiu a última derrota no conforto do lar a Marco Silva, quando guiou o Rio Ave ao triunfo (1-0) no Estoril.

O técnico português, de 39 anos, ainda fez os dois últimos jogos pelo Estoril sem perder em casa, cumpriu os 17 no Sporting e os 15 no Olympiacos sem conhecer o sabor da derrota no seu reduto e leva agora mais quatro no Hull City.

Este registo pode ser o catalisador para o que resta da época, até porque nas nove jornadas que faltam na Premier League, o Hull cumpre cinco no KCOM. E após a paragem para seleções, Marco tem a palavra: faz dois jogos seguidos em casa – contra West Ham e Middlesbrough – e, vencendo ambos, prolonga a marca e dá enorme passo rumo à permanência do Hull City.

Duas exceções fora da elite

Marco Silva domina nas principais ligas europeias mas, alargando o perímetro de pesquisa, há dois técnicos com registo superior ao do português, ainda que em campeonatos de menor expressão. São eles o norueguês Stale Solbakken e o esloveno Matjaz Kek que, ao serviço de Copenhaga e HNK Rijeka, somam uns incríveis... 44 jogos sem perder em casa.

Não é, por isso, de estranhar que Solbakken passeie na liga da Dinamarca – Copenhaga lidera com mais 12 pontos do que o Brondby – e que Kek tenha interrompido o domínio do D. Zagreb na Croácia – o Rijeka comanda a liga com mais quatro pontos do que a equipa de Paulo Machado. Marco Silva está a seis jogos da dupla que não encontra paralelo na Europa. Entre os técnicos com números apreciáveis estão ainda Barak Bakhar (30 no Hapoel Beer Sheva) e Jörgen Lennartsson (28 no IFK Gotemburgo).

Nuno persegue o compatriota

A 30 de novembro de 2014, o Valencia de Nuno Espírito Santo perdia 1-0 com o Barcelona no Mestalla, com um golo de Busquets aos... 90’+4. Não fosse esse deslize nos descontos e o atual técnico do FC Porto seria agora o detentor da melhor marca, com 39 jogos. Mas desde então, Nuno não voltou a perder em casa para jogos de campeonato e persegue Marco Silva, estando a um jogo de Tuchel e Allegri. Até final da época, o FC Porto recebe Belenenses, Feirense e P. Ferreira.

Por Hugo Neves
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.