Leicester começa a assustar

Continua firme no topo

• Foto: Reuters

Após a 29ª jornada da Premier League, o Leicester City lidera com cinco pontos de vantagem e o sonho da conquista de um título inédito parece cada vez mais uma hipótese bem real. E se o trabalho realizado por Claudio Ranieri nos últimos meses só merece elogios, a verdade é que a transformação do pequeno clube num potencial campeão começou antes. Há precisamente um ano, ainda com Nigel Pearson como técnico, os foxes estavam em último lugar do campeonato e bem encaminhados para regressar ao Championship, no qual haviam conquistado o título em 2013/14. Porém, sete vitórias (mais um empate e uma derrota, frente ao campeão Chelsea) nos últimos nove jogos deram início à revolução no futebol inglês.

A chegada de Claudio Ranieri, no defeso, pouco alterou e a equipa continuou a ganhar. De tal forma que, se contabilizarmos os últimos 38 jogos na liga – o equivalente a um campeonato... –, a vantagem do Leicester sobre os rivais é ainda mais... assustadora. É que a equipa onde brilham Vardy e Mahrez somou um total de 24 vitórias neste período, contabilizando 82 pontos, mais 11 do que o Man. City e 12 do que o Arsenal. Uma superioridade impensável de um clube que tem como melhor classificação no 1º escalão inglês o 2º lugar de 1928/29 – se falarmos só na Premier League, criada em 1992/93, o máximo que alcançou foi o 8º posto, em 1999/2000.

Perigo a fechar

Para fazer história, Ranieri nem precisa de ser campeão. Mas o título é uma possibilidade bem real. Com nove jornadas para disputar, a repetição do trajeto da época passada na reta final do campeonato parece improvável – caso conquistasse 22 pontos em 27 possíveis, como fez há um ano, o troféu certamente não escaparia ao Leicester. Ainda assim, o calendário permite ao técnico italiano, aos jogadores e aos adeptos acreditar. Os próximos jogos são claramente acessíveis, enquanto a receção ao West Ham – outra das surpresas da época – pode revelar-se complicada, mas são principalmente as duas últimas deslocações, aos terrenos de Man. United e Chelsea, as que geram maior expectativa. De qualquer forma, Mahrez, Vardy e companhia já provaram ser capazes de bater qualquer adversário, além de que tanto os red devils como os blues já viveram melhores dias.

Por José Angélico
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.