Quase 130 futebolistas em pânico após serem apanhados em esquema de evasão fiscal

Fisco do Reino Unido exige mais de 8 milhões de euros num dos casos

• Foto: Getty Images

Um esquema de evasão fiscal muito popular no início da década de 2000 está a lançar o pânico entre os envolvidos, destacando-se 129 futebolistas da Premier League que arriscaram investir avultadas quantias e estão agora a contas com reembolsos brutais, acrescidos de multas, decretados pela autoridade tributária e aduaneira do Reino Unido (Her Majesty's Revenue and Customs, HMRC).

Em relação aos futebolistas estão em causa 250 milhões de libras (mais de 287,47 milhões de euros), com uma antiga estrela do Manchester United a ser responsável por 33,5 milhões (mais de 40,81 milhões de euros).

O esquema alegadamente proposto pela empresa de consultoria financeira Kingsbridge passava por aproveitar benefícios fiscais concedidos pelo governo em relação a apoio à indústria cinematográfica, que reduziam substancialmente o valor a descontar sobre os salários auferidos.

A Kingsbridge terá embolsado valores muito consideráveis em prémios depois dos clientes investirem o seu dinheiro, proveniente de rendimentos próprios, mas também de empréstimos bancários.

O HMRC está agora a tentar recuperar pelo menos 70 por cento destes valores, além de juros e multas, o que implica pagamentos na ordem do que foi investido e desencadeou de imediato uma corrida a advogados especializados.

Citada no 'Daily Mirror', Julia Norris da FS Legal, de Manchester, diz que os jogadores não estavam cientes do risco elevado destes esquemas, pois não foram informados corretamente, e dá um exemplo do que se está a passar:

"Um homem investiu 300 mil libras (345.011 euros), mais um empréstimo de sete milhões de libras (mais de 8,04 milhões de euros). Agora tem sete milhões de libras para pagar".

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.