João Virgínia está em Inglaterra desde 2016, altura em que, com apenas 16 anos, deixou a formação do Benfica para rumar ao Arsenal. O agora guardião do Everton, que esteve emprestado ao Sporting em 2021/22, falou sobre a mudança para terras de Sua Majestade, onde teve a oportunidade de treinar com guarda-redes de renome que representavam os gunners.
"Quando cheguei [ao Arsenal] estava o Emiliano Martínez. Depois, quando eu treinava com eles na primeira equipa, estava o David Ospina, o Szczesny e o Petr Cech. Dava gosto treinar e aprender com eles, especialmente com o Petr Cech, alguém que sempre segui. Quando era criança, era um dos meus ídolos. Conhecê-lo pessoalmente, falar comigo e tirar tempo para ensinar... Ele é uma pessoa que adora falar e está ali sempre connosco. Ficávamos aqui a falar 2/3 horas que ele não se cansava", disse João Virgínia à DAZN Portugal.
O guarda-redes, de 25 anos, falou sobre as diferenças em termos físicos, assumindo que ganhou muito peso na primeira temporada em Inglaterra: "No primeiro ano, foi uma diferença física enorme. Quando cheguei, aos 16 anos e já com 1.90m, tinha 78kg. Quando acabei a temporada cresci 3 centímetros, mas aumentei 12kg".
João Virgínia explicou ainda que teve de ir viver com uma família de acolhimento italiana, tendo sido surpreendido por um jantar às 17h quando esta estava de férias e teve de ficar noutra casa: "O que acontece em Inglaterra é que, quando um jogador chega do estrangeiro ou de outra cidade do país, escolhe uma família que vive no local, perto do centro de treinos, e vai viver com ela. Fui viver com uma família italiana que tinha uma boa casa. Faziam-nos as refeições - o almoço era na academia. Houve uma ou outra semana em que a minha família de acolhimento estava de férias e eu tive de ir para outras famílias. As refeições eram um desastre. Houve uma vez em que me chamaram para jantar às 17h da tarde e era esparguete com ketchup".