Em causa está publicação no Twitter sobre Benjamin Mendy
O português Bernardo Silva, avançado do Manchester City, foi acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de conduta imprópria e ofensiva para com o colega de equipa francês Benjamin Mendy, anunciou esta quarta-feira o organismo.
Em causa está um tweet publicado por Bernardo Silva com a imagem em criança de Benjamin Mendy, colega de equipa e amigo desde os tempos em que ambos jogavam no Mónaco, acompanhado da ilustração do boneco característico da marca de chocolates Conguitos, com a pergunta "adivinhem quem é?".
Relacionadas
A FA, que dá até 9 de outubro para Bernardo Silva responder, alega que este comentário constitui uma violação agravada dos seus códigos de conduta, por "incluir referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica".
A situação criou polémica, com a Associação de Combate ao Racismo Kick Out a pedir para que a FA tomasse medidas e Bernardo Silva apagou quase de imediato o tweet, lamentando que não seja possível "brincar com um amigo".
Na carta, enviada na quinta-feira à federação inglesa, Bernardo Silva juntou um depoimento de Mendy, em que o companheiro de equipa no Manchetser City diz não ter ficado ofendido.
A FA já tinha também escrito ao Manchester City, solicitando informações ao clube.
O treinador dos citizens, o espanhol Pep Guardiola, defendeu o internacional português, referindo que se tratou de "uma simples piada" entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o tweet tinha conotação racista.
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva foram titulares; Bournemouth e Sunderland ultrapassam os citizens
Guarda-redes inglês de 40 anos saiu do Manchester City no fim da última época
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN