Estudo da Opta revela ainda os futebolistas que mais quilómetros já percorreram esta época e os que mais tempo passaram... a 'sprintar'
A Premier League é conhecida por ser uma das ligas europeias com maior ritmo competitivo. Num campeonato onde a velocidade e a intensidade são palavras-chave para o sucesso, a Opta, plataforma especializada em dados desportivos, divulgou esta terça-feira um estudo interessantíssimo que revela quais os jogadores de campo que mais quilómetros percorreram em campo a andar, os mais velozes e também os mais lentos e ainda os futebolistas que mais tempo estiveram em sprint.
Entre os vários nomes que surgem neste estudo da Opta, existe um especial destaque para dois internacionais portugueses, ambos jogadores do Manchester City: Matheus Nunes e Bernardo Silva. O primeiro surge como o futebolista mais veloz da Premier League, enquanto o esquerdino é mencionado como o jogador de campo mais lento. O ex-Sporting atingiu um máximo de 36,7km/h esta temporada, o segundo registo mais alto na Premier League, que é apenas superado pelos 37,1km/h de Micky Van de Ven, jogador do Tottenham. Já o ex-Benfica atingiu uma velocidade máxima de 29,4 km/h, o registo mais baixo da Premier League esta temporada, numa lista onde consta ainda um nome bem conhecido dos adeptos portugueses, o brasileiro Casemiro. O ex-jogador do FC Porto é, segundo este estudo, o quarto jogador mais lento da Premier League, com uma velocidade máxima de 30,2km/h.
Apesar de ser, aparentemente, o jogador mais lento a atuar na Premier League esta época, Bernardo Silva é ainda um dos futebolistas que mais terreno percorre por 90 minutos. Numa lista onde apenas constam os jogadores com 1500 ou mais minutos de jogo esta temporada, o criativo internacional português surge no 4.º lugar, com um total de 11,9 quilómetros percorridos a cada 90 minutos. Dejan Kulusevski, sueco do Tottenham, lidera este 'ranking'. Ainda no que toca a quilómetros percorridos há um outro português que também brilha na Premier League esta temporada: Bruno Fernandes. O camisola 8 dos red devils é neste momento o 4.º jogador com mais distância percorrida, com um total de 131,5 quilómetros. Tomás Soucek, checo do West Ham, é o jogador da Premier League com mais quilómetros nas pernas, com um total de 140,8 km.
Entre os jogadores que mais percentagem de tempo passaram a 'sprintar', existe também um nome bem conhecido dos adeptos portugueses em destaque. Falamos de Darwin Núñez. O avançado uruguaio do Liverpool, que representou o Benfica antes de rumar a Inglaterra, é o 3.º jogador de campo, entre os futebolistas com 200 ou mais minutos de jogo esta temporada na Premier League, com maior percentagem de tempo em 'sprint': 1,07%. Este número é apenas superado por Anthony Elanga, do Nottingham Forest (1,17%), e Anthony Gordon, do Newcastle (1,10%).
Haaland marcou o único golo do jogo
Internacional brasileiro chegou ao clube na época passada
Artilheiro norueguês bisou frente ao Monaco mas não foi suficiente para o Man. City (2-2)
Haaland bisou e esteve em destaque
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid