Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Transação do St. James' Park foi feita para evitar perdas recorde
Seguir Autor:
Os donos do Newcastle venderam o estádio St. James Park a uma holding detida pelos mesmos, numa tentativa de evitar perdas recorde para o clube. A transação consta do relatório financeiro do clube inglês, divulgado esta terça-feira, revelando que a mesma, que não foi formalmente anunciada, ocorreu em junho do último ano, fazendo com que formalmente o clube já não seja o proprietário do estádio.
De acordo com documentos oficiais, o Fundo de Investimento Público (PIF) saudita efetuou a transação a 27 de junho do ano passado, apenas três dias antes do fim do ano contabilístico do Newcastle. A venda foi feita à PZ Newco Holdings Limited, subsidiária da marca sob a qual o fundo saudita opera no Reino Unido. Contas feitas, o valor da compra de St. James Park foi de 172,1 milhões de libras (cerca de 198 milhões de euros), gerando lucros de quase 150 milhões de euros nas contas do clube da Premier League.
Contas feitas, segundo a imprensa internacional, sem esta venda, as perdas do Newcastle poderiam chegar perto dos 100 milhões de libras (quase 87 milhões de euros), o que seria um número recorde para o clube, impulsionada pelo investimento no plantel e na estrutura, em busca de sucesso nas competições nacionais, e sobretudo europeias, que até ao momento não se materializou.
Ainda assim, o histórico emblema do norte de Inglaterra, que foi adquirido pelo fundo estatal da Arábia Saudita em 2021, conseguiu na época passada quebrar o enguiço e conquistar o seu primeiro troféu em décadas – a Taça da Liga, derrotando na final o campeão inglês, o Liverpool.
O relatório financeiro revela ainda que o Newcastle gerou receitas de centenas de milhões de libras - em parte impulsionadas pela venda de Aleksander Isak -, refletindo “o progresso forte do clube dentro e fora do campo”, de acordo com o diretor executivo do clube, David Hopkinson.
Transação do St. James' Park foi feita para evitar perdas recorde
Nem Woltemade nem Wissa mostraram qualidade suficiente
Jack Colback revela ter sido uma das 'vítimas' da personalidade forte do treinador espanhol
Raphinha e e Lewandowski bisaram na goleada por 7-2 após empate na primeira mão
Trio do podcast 'The Rest Is Football' não coloca o esquadrão luso entre favoritos, mas lembra que... Ronaldo pode fazer a diferença
Tribunal Comercial de Nantes ditou esta segunda-feira a sentença que coloca um ponto final na batalha judicial entre os dois clubes
Valorizar jogador local é objetivo do novo Manager da academia do emblema da 3ª divisão
Jogador representou a seleção da Bulgária por 102 vezes e era titular na equipa que chegou às meias-finais do Mundial de 1994