José Mourinho, que orienta os ingleses do Tottenham, foi agraciado esta quinta-feira com o prémio "Inovação no Desporto" durante a Web Summit 2020, numa distinção entregue pelo primeiro-ministro António Costa.
"Costumava ficar muito orgulhoso apenas pelo facto de um evento tão incrível como a Web Summit ser realizado no meu país. Como português, sobretudo como português que vive no estrangeiro, costumava ter muito orgulho nele, mas agora é muito mais que isso. Muito obrigado por me darem este prémio, que obviamente aceito", expressou o técnico.
O prémio de inovação, conquistado no ano passado pelo ex-avançado Ronaldo Nazário, campeão mundial pelo Brasil em 2002, reconhece "pessoas e organizações que incorporaram com sucesso a tecnologia na busca pela excelência".
"Portugal é a casa de um dos treinadores com mais sucesso no futebol. Este ano premiamos José Mourinho, o menino de Setúbal e amante do futebol, que se tornou um dos treinadores mais inovadores e talentosos da história do belo jogo", enalteceu António Costa, lembrando os 25 títulos conquistados pelo 'Special One' em 20 anos de carreira.
Entre passagens por Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, o técnico, de 57 anos, venceu duas edições da Liga dos Campeões, guiando ao sucesso o FC Porto (2003/04), numa das "conquistas mais notáveis desta era", e os italianos do Inter (2009/10).
"O maior presente não são os troféus, mas a crença e inspiração dadas a uma geração de jovens, mostrando que é possível conseguir tudo com trabalho, dedicação e fé nas suas próprias capacidades", concluiu António Costa, numa mensagem que antecedeu a conversa entre José Mourinho e Andrew Hill, editor do diário Financial Times.
O Tottenham comanda a Liga inglesa, com os mesmos 21 pontos do campeão inglês Liverpool, e pode qualificar-se hoje para os 16 avos de final da Liga Europa, bastando um empate no terreno dos austríacos do LASK Linz, em jogo da quinta jornada do grupo J.
A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, decorre este ano totalmente 'online' e até sexta-feira, contando com "um público estimado de 100 mil" pessoas, depois de se ter começado a realizar há quatro anos em Lisboa.
Por LusaCentral holandês do Tottenham tem-se safado da crise spur
Spurs querem um sucessor para Fabio Paratici
Em causa está o comportamento racista e/ou discriminatório dos adeptos do clube londrino na última jornada da fase de liga da Champions
Spurs não ganham na Premier League desde 28 de dezembro
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão