O Comité Técnico e Científico que colabora com o governo de Itália na gestão da pandemia de covid-19 deu esta segunda-feira 'luz verde' para que as equipas de futebol possam retomar os treinos coletivos a partir de 18 maio.
"O parecer do Comité Técnico e Científico, que foi solicitado pelo governo, confirma que o protocolo apresentado pela Federação Italiana de Futebol [FIGC] está dentro dos parâmetros de segurança e proteção seguidos pelos ministérios competentes", informaram os ministros italianos da Saúde, Roberto Speranza, e do Desporto, Vincenzo Spadafora, em comunicado conjunto.
Desta forma, o governo de Itália prepara-se para autorizar o regresso dos treinos coletivos das equipas da Serie A, depois de vários emblemas terem iniciado os treinos individuais e facultativos na semana passada.
"As indicações do comité, que são vinculativas e terão de ser escrupulosamente seguidas, vão ser remetidas para a FIGC para que sejam feitos os ajustes necessários ao protocolo, de forma a permitir a retoma dos treinos coletivos em segurança a partir de 18 de maio", refere a mesma nota enviada aos meios de comunicação social transalpinos.
No regresso aos treinos, na semana passada, Torino, Sampdoria, Fiorentina e AC Milan anunciaram ter registado casos de infeção por covid-19 nas respetivas equipas, enquanto o plantel do Brescia opôs-se a um recomeço da Serie A, devido à crise mundial de saúde pública.
A Serie A, liderada pela Juventus, que conta com o internacional português Cristiano Ronaldo, foi interrompida em 09 de março, face à propagação do novo coronavírus.
Portugal, tal como a Alemanha, vai retomar o campeonato este mês, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália ainda ensaiam o regresso das competições, sem data marcada. Países Baixos e França já cancelaram os respetivos campeonatos de futebol, devido à pandemia de covid-19.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.
Itália, que regista um total de 30.739 mortos e mais de 219 mil casos de infeção confirmados, é o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia de covid-19, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Por LusaNo processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências
Em entrevista à 'Gazzetta dello Sport', Guido Fienga revelou ainda o motivo que faz com que ambos mantenham, até hoje, uma "boa relação"
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano