_
Roberto Mancini vai regressar ao cargo de selecionador italiano, anunciou esta terça-feira o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Giovanni Malagò, com Claudio Ranieri a ser o novo diretor técnico.
"O tempo apertava e eu considerei que a pessoa que devia converter-se no treinador da seleção italiana era Roberto Mancini, por uma série de motivos, dos quais assumo a responsabilidade", afirmou, em conferência de imprensa, na qual revelou que Ranieri vai substituir Paolo Maldini.
A nomeação de Mancini surge depois da contratação falhada de Andrea Pirlo, por ser embaixador de uma casa de apostas russa, algo que Malagó negou conhecer, tal como Maldini.
"O retrocesso [no processo] do candidato Pirlo obrigou-me a não apoiá-lo. Simplesmente por uma questão de oportunidade. Não há mais interpretações, nem verdades. [...] Assumo a responsabilidade de ter interrompido o processo da sua escolha", referiu.
Todo este caos na escolha do selecionador -- chegaram a ser noticiadas propostas a Carlo Ancelotti e a Pep Guardiola -- chegou a merecer críticas do ministro do Desporto, Claudio Abodi, e levou às demissões de Maldini e de Leonardo da direção técnica da seleção, cerca de duas semanas depois de terem sido nomeados.
Malagò considerou que a saída de Maldini e Leonardo aconteceu depois de todas as partes terem chegado "à serena conclusão de que os seus caminhos se devia separar".
Depois de na última temporada ter sido treinador do Al-Sadd, do Qatar, Mancini regressa ao comando da squadra azzurra, na qual esteve entre 2018 e 2023, tendo conquistado o Europeu de 2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19.
Antigo treinador, entre outros, de Inter Milão e Manchester City, Mancini chegou à seleção em 2018, depois de a Itália ter falhado a qualificação para o Mundial, conseguindo o título europeu em 2021 - o Euro'2020 foi adiado por um ano devido à pandemia de covid-19.
Contudo, Mancini também não conseguir levar a seleção transalpina a Mundial'2022, com uma derrota frente à Macedónia do Norte nas meias-finais do play-off, acabando por sair surpreendentemente depois de ter sido terceiro na Liga das Nações de 2023, para assumir a Arábia Saudita.
O treinador regressa agora à seleção, após nova desilusão na qualificação, para substituir Gennaro Gattuso, que não conseguiu devolver a Itália, quatro vezes campeã, ao campeonato do mundo.