Se Ademola Lookman foi o herói da final com o Bayer Leverkusen, Gian Piero Gasperini é claramente o grande obreiro da conquista europeia da Atalanta, a primeira da sua história. Em declarações no final da partida em Dublin, o experiente treinador de 66 anos recordou o trajeto da equipa na competição e não esqueceu... o Sporting.
"Penso que fizemos história, também pela forma como o ganhámos. Foi simplesmente extraordinário, derrotámos o Liverpool, o Sporting, que ganhou o campeonato. Quando defrontámos o Liverpool, eles estavam em primeiro lugar na Premier League... E agora os campeões alemães. Incrível. Os rapazes foram extraordinários, um desempenho memorável", começou por dizer, aos microfones da TNT Sports, justificando a aposta com três avançado num jogo tão decisivo como o de hoje: "Jogamos muitas vezes com três avançados, então estavam reunidas todas as condições. Tínhamos de tentar ser perigosos, é uma final e a única coisa que importava era ganhar. Sabíamos que jogar assim podia dar-nos benefícios, foi um jogo extraordinário."
Já sobre Lookman, Gasperini deixou vários elogios à exibição do avançado: "Tínhamos um treinador que tinha trabalhado no Leicester e viu a oportunidade de o trazer do Everton. Ele não foi muito prolífico em Inglaterra. Joguei com ele num papel mais ofensivo. Esta noite ele conseguiu algo que ficará nos anais da história do futebol: um hat-trick impressionante."
Conquista digna dos "contos de fadas"
"Estou muito orgulhoso por toda a Itália, porque era um troféu amaldiçoado. Tê-lo conquistado com a Atalanta é talvez um daqueles contos de fadas do futebol. Nem tudo se resume a números frios e duros. Também se pode ter fé nas equipas que têm orçamentos mais reduzidos."
O desempenho da equipa na temporada
"Fizemos um excelente jogo e era necessário contra uma equipa tão boa. Nunca acreditei que um troféu pudesse mudar a série que estamos a fazer; jogámos tantos jogos ao longo dos anos como este, e nesta época também. É claro que a conquista deste troféu vai ser o destaque, mas a Atalanta deve ser julgada apenas por esta época e por tudo o que fizemos. Acho que conseguimos colocar um sorriso no rosto das gentes de Bérgamo."
Lembra novamente o Sporting, o "campeão português"
"Foi talvez o ponto alto dos nossos últimos anos. Já era prestigiante chegar à final da Liga Europa. E ganhámo-la contra equipas de topo. Ganhámos ao Sporting, que é o campeão português. Jogámos contra o Liverpool quando era líder da Premier League. Jogámos contra o Marselha, que é uma equipa muito boa, e esta noite vencemos o campeão alemão. O facto de termos vencido equipas tão boas dá um certo brilho ao nosso feito."
[artigo atualizado às 23:04]