Era oficioso, mas a partir de ontem tornou-se oficial: Joan González colocou um ponto final na carreira de futebolista aos 23 anos. O médio espanhol, que atuava no Lecce, recorreu às redes sociais para anunciar que decidiu pendurar as chuteiras, depois de ter sido diagnosticado com uma cardiopatia congénita, condição que o impede de continuar a jogar futebol.
"Hoje é um dos dias mais difíceis, mas também um dos mais significativos da minha vida, tanto a nível pessoal como profissional. Após meses de reflexão e momentos de incerteza, chegou o momento de comunicar que ponho um ponto final na minha carreira como futebolista", começou por escrever o centro-campista, com formação no Barcelona, continuando: "Lembro-me dos dias de jogo como se fosse ontem: o toque na relva molhada, os gritos vindos das bancadas, o som seco da bola ao bater na chuteira, o nervosismo antes do apito inicial... Momentos que, agora, sinto muito profundamente porque sei que não voltarão. Houve dias de cansaço, de erros, de raiva contra mim mesmo. Mas também houve risos, golos, abraços, olhares cúmplices com os colegas após um bom jogo. Lembro-me dos balneários, dos conselhos dos mais veteranos, das piadas, das conversas que só acontecem dentro de uma equipa. E lembro-me, acima de tudo, dos olhos da minha família nas bancadas. E daquele gesto inesquecível de os cumprimentar após o jogo. Tudo o que um dia eu via como habitual, hoje sei que era especial. E por isso, quero agradecer."
Em junho deste ano, o presidente do Lecce, Saverio Sticchi Damiani, anunciou que o jogador iria retirar-se devido ao problema de saúde que lhe foi detetado pela equipa médica do clube, a quem deixou largos elogios. "Uma ovação para a nossa equipa médica, para o Dr. Tondo, porque eles detetaram uma condição congénita que é muito difícil de diagnosticar. Graças a isso, a vida dele foi salva. [González] Lidou com a situação de forma calma e inteligente. Se tivesse continuado a jogar, teria sido um grande futebolista. Mas será um grande gestor de negócios", confessou, em jeito de antever o futuro do agora ex-jogador.
Joan González disputou 66 jogos pelo Lecce e marcou dois golos pelo emblema italiano, pelo qual conquistou em 2021/22 a Serie B.
Füllkrug decisivo para o conjunto de Milão, que passa a somar 46 pontos, menos dois do que o líder Inter
Francesco Esposito decidiu o jogo
Jonathan David desperdiçou penálti aos 66'
David Neres, antigo jogador do Benfica, assistiu o camaronês
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Autoridades estão à procura dos responsáveis
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira