Clube assegura que dois futebolistas foram parar ao hospital
A polémica em torno do encontro entre a Fiorentina e a Roma no playoff do Campeonato Primavera (competição de futebol juvenil disputada por equipas sub-19 ou sub-20 de clubes profissionais em Itália) continua, com Nicolò Zaniolo a ser acusado pelos gialorossi de ter entrado no balneário da sua equipa e de ter agredido dois jovens.
A Roma emitiu mais um comunicado onde detalha que o jogador da equipa profissional da Fiorentina (que se encontra em Florença emprestado pelo Galatasaray) até urinou no local. "Na noite de 26 de maio, depois do jogo da meia-final entre a Fiorentina e a Roma no Viola Park, Nicolò Zaniolo entrou no balneário da Roma acompanhado por um amigo, apesar de não ter credencial. Testemunhas contam que Zaniolo estava visivelmente intoxicado. Ele urinou nas instalações, provocou os jogadores e, sem que tivesse havido qualquer troca de palavras, agrediu fisicamente o Mattia Almaviva e empurrou violentamente o Marco Litti contra um banco. O Litti foi recentemente sujeito a uma cirurgia a um ombro. Ambos foram hospitalizados, o Almaviva vai ter de parar 10 dias e o Litti 21."
O clube, que teve Zaniolo na sua equipa principal entre 2018 e 2023, lamentou o sucedido. "A Roma apoia firmemente os seus jogadores e está consternada com o violento e injustificado comportamento verificado no Viola Park. Acreditamos que as entidades vão agir em conformidade, no sentido de proteger os valores do futebol italiano."
Zaniolo nega agressões
Entretanto, em declarações ao 'Corriere dello Sport' o jogador garantiu que as coisas não se passaram desta forma. "Desta vez não aceito! Quando cometo erros assumo a responsabilidade e aceito as punições, mas neste caso não posso ser visto como alguém que começa lutas e põe as mãos em cima de um miúdo", atirou o internacional italiano, depois do mais recente comunicado da Roma.
"Sei que não reagi bem e assumo essa responsabilidade. Tenho de ser honesto: precisei de ir à casa de banho e a primeira que encontrei foi no balneário da Roma. Pedi permissão para entrar e deram-me as boas-vindas com um sorriso. Disseram: 'O que? Ainda precisas de perguntar?' Dei 'high-fives' aos rapazes e disse 'bem jogado'. Quando estava a sair da casa de banho, um deles provocou-me e, quando lhe perguntei se estava a falar comigo, aproximou-se. Perdi a cabeça, mas não o agredi", prosseguiu Zaniolo, acrescentando: "É um erro que me pesa, principalmente porque sei que tenho de ser um modelo para os mais jovens. Mas quero deixar claro que o que aconteceu está bem longe do que está a ser dito. Além de uma troca de argumentos verbal, não houve qualquer comportamento agressivo da minha parte."
Zaniolo garante que não atingiu ninguém a soco, como a Roma chegou a alegar. "Houve uma dura troca de palavras com um miúdo da Roma? Sim! Ele provocou-me? Sim! Pedi autorização para entrar no balneário e nunca levantei a mão a ninguém. Não houve bofetadas ou socos. Repito: quando cometo erros assumo a responsabilidade, mas não é este o caso. Tenho a consciência tranquila. Não tenho qualquer problema em falar com as autoridades ou com o miúdo envolvido, em quem coloquei apenas a mão no ombro porque o tom da conversa estava a ser desagradável."
O médio deixou, depois, um recado. "Inapropriado foi o comportamento de alguns adultos que passaram de pedir autógrafos para os insultos. O que me dói mais é a falta de respeito para com um profissional, mais velho do que o rapaz, que claramente não gostou da minha presença ali. "
Águias garantiram jovem médio promissor da Roma
Jogos estão agendados para os dias 11 e 18 de setembro
Extremo rejeitou Besiktas e Roma e está de olho na MLS
Ingleses convenceram leões a abdicarem do empréstimo do extremo, mas estes rejeitam comprar a totalidade do passe do internacional
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes