Toronto está na final da MLS. A equipa de Giovinco, Altidore e Bradley, para citar só os mais famosos, recuperou do resultado da 1.ª mão, conseguiu levar o jogo para prolongamento e em dois minutos resolveu o assunto. Venceu 5-2 e vai ser a primeira equipa canadiana a disputar o título de campeã da MLS.
No BMO Field, completamente esgotado (36 mil adeptos), as duas equipas canadianas provaram ser merecedoras da final da Conferência Este. O duelo entre vizinhos - apesar das duas cidades estarem separadas por 500 km - foi uma grande partida, jogada sempre no limite, com cambalhotas no placar, incerteza em relação a quem seria apurado para a MLS Cup e muita emoção.
Em relação às duas prestações, o jogo acabou por ser um espelho do que as duas equipas fizeram durante a temporada. Montreal com um futebol mais apoiado, mais pensado, e com as principais figuras, Piatti e Oduro, em destaque. Toronto respondeu como de costume, ou seja, as estrelas que resolvam, no caso Giovinco e Altidore.
Montreal marcou primeiro (24'), com Oduro a não desperdiçar um passe fantástico de Mancosu, e ampliou a vantagem que levava da 1.ª mão (3-2). Toronto respondeu de bola parada. Giovinco bateu um canto, Hagglund cabeceou para um desvio sobre a linha e Cooper igualou (37'). Mesmo antes do intervalo, novo canto, novamente Giovinco a bater e Altidore a desviar de cabeça para o 2-1. O Touro enraivecido apareceu finalmente no jogo para colocar Toronto pela primeira vez na frente.
Na 2.ª parte, Montreal tomou a iniciativa e igualou, numa insistência de Piatti, com a bola ainda a desviar em Hagglund, mas o golo foi atribuído ao argentino (53'). Os visitantes estavam novamente em vantagem e correram atrás do terceiro, que sentenciaria a partida. Toronto acusou o golo e parecia incapaz de voltar a pegar no jogo. No entanto, em mais um canto, na segunda vaga, Hagglund cabeceou para o 3-2, deixando a final empatada (68').
Até final, Montreal tentou decidir, criou mais perigo mas nem com Drogba em campo (entrou aos 73') conseguiu evitar o prolongamento. Piatti quase marcou logo no primero minuto desse período e os visitantes pareciam senhores do jogo, até Giovinco sair, lesionado, aos 95'.
A saída da principal estrela seria a pior coisa que podia acontecer à equipa da casa mas... não foi. Para o lugar do Formiga Atómica entrou Benoit Cheirou e o francês, no primeiro toque na bola, marcou de cabeça, respondendo a um centro de Beitashour. Aos 98', Toronto novamente em vantagem. Antes de o adversário conseguir reagir, Ricketts apareceu na área a desviar um passe de Altidore: 5-2 e Toronto com dois golos de vantagem.
Na 2.ª parte do prolongamento assistiu-se a 15 minutos de Montreal a bombear bolas para a área da casa e os vermelhos a jogarem com o relógio a seu favor. Drogba, no que pode ter sido o último jogo da carreira, ainda assustou Irwin, de livre direto, mas o destino dos visitantes já estava escrito. Toronto é campeão da Conferência Este e vai disputar a grande final, a MLS Cup, em casa, contra os Seattle Sounders, na madrugada de 10 de dezembro.