Rute Cardoso, viúva de Diogo Jota, participou este domingo, 28 de dezembro, na Corrida de São Silvestre do Porto, onde completou 10 quilómetros com o número 20 ao peito — o mesmo que o internacional português usava no Liverpool e que foi imortalizado pelo clube após a sua morte.
A conquista foi assinalada nas redes sociais pela própria, com a legenda "20+10", numa alusão ao número de camisola de Diogo Jota e à distância percorrida na prova. A publicação rapidamente reuniu inúmeras mensagens de apoio e elogios, com seguidores a destacarem a força e a coragem de Rute Cardoso.
O gesto ganha ainda mais simbolismo por ter acontecido num fim de semana particularmente emotivo para a família. Enquanto os pais de Diogo Jota se encontravam no Dubai, onde receberam um prémio especial em nome do filho na gala dos Globe Soccer Awards, Rute Cardoso homenageava o antigo jogador à sua maneira, através do desporto, que tem sido um dos seus refúgios.
Recorde-se que, no dia anterior à corrida, Rute Cardoso e os três filhos, Duarte, Dinis e Mafalda, estiveram em Anfield Road, onde Diogo Jota foi homenageado pelo Liverpool e pelo Wolverhampton, clubes pelos quais jogou em Inglaterra. Os dois filhos mais velhos entraram em campo de mão dada com Virgil van Dijk, capitão do Liverpool. Já a pequena Mafalda, que completou um ano em novembro, assistiu à cerimónia nas bancadas com a mãe.
Diogo Jota morreu a 3 de julho de 2025, aos 28 anos, num trágico acidente de viação em Espanha, que vitimou também o irmão, André Silva.
Por Correio da ManhãEx-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Ex-futebolista está a atravessar uma fase muito difícil a nível emocional
Piloto espanhol e a namorada, Melissa Jiménez, deram as boas-vindas ao primeiro filho
Humorista publicou uma fotografia onde surge ao lado de Maria João Costa
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
'Tuttosport' avança que clube italiano fez nova tentativa pelo internacional português
Internacional bósnio de 40 anos trabalhou com portugueses na Roma