Fernando Mendes aborda situação dos dois rivais
Sporting, FC Porto e Benfica devem ter escassa atividade na janela de transferências de inverno, mas as mudanças técnicas dos rivais lisboetas na primeira metade da época poderão agitá-la, considera o ex-futebolista Fernando Mendes.
"Quando há capacidade financeira, é normal que existam alguns ajustes nos plantéis. Há jogadores que vieram no verão, mas não estão a justificar [a aposta] e sairão, enquanto outros acabam por entrar. Agora, depende principalmente dos treinadores que chegaram. Bruno Lage não começou a época no Benfica e o Rui Borges está a trabalhar há poucos dias com o Sporting. É normal que eles vejam algumas brechas [nas suas equipas] com o desenrolar do tempo e talvez venham reforços para certas zonas do terreno", antecipou à agência Lusa o antigo defesa esquerdo dos três 'grandes' e atual comentador televisivo.
À entrada para a 17.ª jornada, e última da primeira volta, o campeão Sporting partilha a liderança da Liga com o FC Porto, ambos com 40 pontos, dois sobre o Benfica, terceiro.
"O Benfica tem uma equipa feita, com jogadores que já jogam juntos há algum tempo. O Sporting também, excetuando algumas posições em que houve adaptações e as coisas deram certo até determinada altura. No FC Porto, depois daqueles problemas todos, as vitórias foram aparecendo e a equipa está a responder razoavelmente ao exigido", disse.
Consciente de que "há sempre ajustes a fazer" a meio da temporada e o próprio mercado "assim também o exige", Fernando Mendes admite a chegada de um novo lateral direito ao Benfica e ao Sporting, que requeria ainda de uma "solução mais válida" para a baliza.
"Os treinadores é que sabem o que podem fazer para melhorar as suas equipas. Existem sempre alvos, aos quais não se consegue chegar por vezes. Seja como for, tirando raras exceções, tem de haver uma saída para vir alguém. É o que sucede por norma. Só se os clubes estiveram bem financeiramente", observou o ex-defesa do Sporting (1985-1989) e do Benfica (1989-1991 e 1992/93), ao serviço do qual foi campeão nacional em 1990/91.
Se cada rival lisboeta investiu acima dos 50 milhões de euros (ME) no verão, o FC Porto aproximou-se dos 40 ME na primeira janela de transferência da presidência de André Villas-Boas, apesar das restrições ditadas pelo regime de 'fair play' financeiro da UEFA.
Vencedor dos últimos três cetros do inédito 'penta' dos 'dragões', pelos quais alinhou de 1996 e 1999, Fernando Mendes vê chegar mais uma opção ofensiva à equipa de Vítor Bruno, o único treinador dos 'grandes' que continua em funções desde o início da época.
"Quem está a jogar e não me convence é o Nehuén Pérez. Não é mau jogador, mas há coisas a nível posicional que têm prejudicado o FC Porto muitas vezes. Para o valor que custou, não tem sido um substituto ideal em comparação com aqueles defesas centrais que o clube apresentou ao longo dos anos", atirou, sentindo que o guarda-redes bósnio Vladan Kovacevic, reforço adquirido a título definitivo pelo Sporting no verão, e o lateral direito burquinês Issa Kaboré, cedido ao Benfica, também têm frustrado as expectativas.
Pelo contrário, o ex-internacional português vinca o impacto gerado no FC Porto com a contratação do ponta de lança espanhol Samu, que tem 18 golos em 21 jogos, 13 dos quais na I Liga, cujo melhor marcador é o sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, com 18.
Okan Buruk assumiu que o guarda-redes português esteve na agenda dos turcos
Imprensa saudita garante que o negócio está fechado
Futuro na Reboleira continua incerto
Reinou a diplomacia entre partes e ficou acordado que último ano de contrato do nipónico não trará surpresas de mercado. Leão... até ao fim!
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United