Foram sete anos fora de casa, mas Ricky van Wolfswinkel está de regresso ao Vitesse, clube onde despontou para o futebol profissional. O antigo jogador do Sporting, de 27 anos, assinou contrato por três temporadas com a formação holandesa que pagou cerca de 600 mil euros ao Norwich, de Inglaterra, donos do seu passe.
O périplo do avançado holandês levou-o a percorrer quatro países, incluindo Portugal, mas acabou por não se alongar por muito mais, uma vez que está de volta à ‘casa de partida’ após ter sido considerado um ‘flop’ nos canaries.
Ascensão...
O holandês foi descoberto pelo Vitesse nas camadas jovens do V.V. Woudenberg, em 1999, tendo prosseguido a sua formação no clube de Arnhem até se estrear na equipa principal com 19 anos, em 2008. Ricky impôs-se rapidamente e acabou por ser o melhor marcador do Vitesse na época seguinte, despertando a cobiça do Utrecht, que o contratou por 2,8 milhões de euros, em 2009.
Mas foi no Sporting que o avançado teve a primeira experiência no estrangeiro e os melhores desempenhos. Wolfswinkel custou cerca de 5 milhões de euros aos leões, mas retribuiu com um total de 45 golos em duas épocas e, melhor, a venda do seu passe ao Norwich, em 2013, valeu 10 milhões de euros aos de Alvalade.
E queda...
Em Inglaterra, porém, não teve o mesmo sucesso, sendo visto como uma desilusão, até porque tinha sido o jogador mais caro de sempre dos canaries. O avançado foi, então, cedido aos franceses do Saint-Étienne, em 2014, e aos espanhóis do Betis no ano seguinte, mas, novamente, sem conseguir agradar aos novos ‘patrões’.
Mas agora voltou a ‘casa’ e para vingar. "O Vitesse é um clube que nunca esqueci. Estou ansioso para voltar a jogar e marcar golos", garantiu Van Wolfswinkel.
Treinador, de 38 anos, já deixou o Marinhense e será o quarto técnico da temporada na Trofa
Treinador inglês de 75 anos perto de regressar ao ativo
Médio luso é o preferido para reforçar os reds depois de a contratação de Bellingham ter caído por terra
Germânicos têm opção de compra de 70 milhões de euros
Brian Fernández foi afastado do plantel na semana passada. Depois disso desapareceu do mapa
Internacional português faturou diante do Abha
Associação de adeptos fala em "grande vitória para o futebol sueco"
Jornalista Giacomo Lacobellis fala de um sorteio simpático para Inter e Juventus, que vão defrontar águias e leões, respetivamente