Os campeonatos nacionais de corta-mato longo, previstos para domingo em Vale da Cambra, foram cancelados, informou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), devido ao surto do Covid-19.
A 96.ª edição da competição, que atribui os títulos nacionais, decorrerá apenas na próxima época, mas ficou definido que será em novembro e no mesmo local, em Vale de Cambra.
"Por decisão da Federação Portuguesa de Atletismo, os Campeonatos de Nacionais de Corta Mato Longo passam a ter data marcada para a época desportiva de 2020/2021, concretamente em novembro de 2020, em Vale de Cambra", disse o presidente da FPA, Jorge Vieira.
Na mesma nota, o organismo do atletismo português adianta que também os campeonatos de marcha serão afetados, com a competição, que estava agendada para sábado, em Olhão, a ser adiada, mas ainda sem data prevista.
A Federação justifica estas medidas em consonância com as orientações nacionais, especificamente a recomendação do cancelamento ou adiamento de eventos em massas, com medidas que visam "travar a propagação do COVID-19".
Já hoje, a taça da Europa de lançamentos em Leiria, que estava agendada para 21 e 22 de março, foi adiada, sem data marcada, pela Associação Europeia de atletismo.
Em Portugal tem sido muitos os eventos cancelados, adiados ou que se vão realizar à porta fechada, desde o futebol, basquetebol ao voleibol, ou ao cancelamento de provas, no ciclismo, judo, ténis de mesa, entre outras modalidades.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Por LusaNúmero 1 do Mundo enfrentará a cazaque Yulia Putintseva ou a americana Iva Jovic
Daniela Campos, por sua vez, conquistou os títulos de eliminação e scratch
Número 1 do mundo venceu pela sexta vez o norte-americano Tommy Paul
Todas as divisões e conferências
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Subdiretor de Record revela novos dados sobre a situação no programa 'Mercado Now'
Jogador foi detido em Lisboa no final do ano passado
Defesa foi entretanto libertado
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019