O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assegurou esta 4.ª feira ter retirado as publicidades a IPTV pirata nas suas páginas, anunciando a realização de uma auditoria interna à segurança dos seus sistemas.
Na terça-feira, uma fonte da Polícia Judiciária (PJ) confirmou à Lusa estar a investigar uma queixa apresentada pela Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE), sobre esta falha de segurança, que permitiu o alojamento destes anúncios em domínios atribuídos ao Governo.
Em resposta à Lusa, o IPDJ confirmou que "a situação identificada foi prontamente mitigada, tendo sido efetuada a respetiva correção de forma imediata", assegurando que, apesar da ocorrência, "no que respeita à segurança da informação, não foi detetado qualquer tipo de comprometimento de conteúdos nas plataformas identificadas".
Além disso, o departamento de comunicação do IPDJ, revelou ter sido "igualmente implementadas medidas corretivas nas plataformas envolvidas".
"O IPDJ dispõe de um sistema de 'single sign-on' para acesso aos seus diversos serviços. Atualmente, encontra-se em curso a transição para um método de autenticação mais robusto, que reforça a segurança no acesso aos serviços digitais. Este novo modelo baseia-se na autenticação única através da Chave Móvel Digital e do Cartão de Cidadão, passando este a ser o método predefinido para autenticação", explicou.
Mesmo assim, o instituto liderado por Ricardo Gonçalves vai empreender uma auditoria interna à segurança dos sistemas, "planeada anteriormente de forma preventiva, que terá início durante o presente mês".
Na passada quinta-feira, a Lusa tinha constatado que várias páginas do Governo português, com a extensão .gov.pt, nomeadamente pertencentes ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), alojavam ofertas de IPTV 'pirata'.
Este método de transmissão televisiva ilegal via Internet estava a ser publicitado em páginas dedicadas ao Museu do Desporto (https://museudesporto.ipdj.gov.pt/), ao Plano Nacional de Ética no Desporto (https://pned.ipdj.gov.pt/), mas também do próprio IPDJ (https://ipdj.gov.pt/), todas elas, entretanto, eliminadas.
Mesmo sem ligação ao desporto, também o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais, do Ministério das Finanças (https://www.gpeari.gov.pt/) tinha ofertas semelhantes.
Por LusaInternacional português fez 9 pontos no desaire do Le Mans na Champions
Técnico das águias analisa triunfo frente ao Le Mans na Champions
Benfica soma primeira vitória na Liga dos Campeões frente ao líder da liga francesa
Dragões foram a Igualada triunfar por 3-1
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão