_
O Presidente da República felicitou este domingo as seleções portuguesas pelos "apuramentos históricos" para o Mundial de râguebi masculino de 2027 e para o Europeu feminino de basquetebol de 2025.
"São dois apuramentos históricos para o desporto nacional, pois o râguebi garante a sua terceira presença em Mundiais da modalidade, sendo a primeira vez que o consegue em duas edições consecutivas, e o basquetebol feminino faz a sua estreia na competição", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota colocada no site oficial da Presidência da República.
Portugal qualificou-se hoje, pela terceira vez, para o Mundial de râguebi, após vencer a Alemanha, por 56-14, em partida da segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025, em Lisboa. Inédito é o apuramento para a fase final do Eurobasket2025 feminino, graças ao estatuto de melhor segundo classificado dos oito grupos de qualificação, após a vitória frente à Sérvia, por 57-40, na oitava e última jornada do Grupo G, em Coimbra.
O chefe de Estado enalteceu o "excelente trabalho e esforço" dos "lobos" e das "linces" e dos seus treinadores, equipas técnicas e federações na conquista "destes feitos", e agradeceu, "em nome de Portugal e dos portugueses, por mais este passo dado na afirmação do râguebi e do basquetebol feminino português a nível internacional".
Num dia que considerou de "conquistas inéditas do desporto nacional", Marcelo Rebelo de Sousa felicitou também a "jovem patinadora Jéssica Rodrigues, que conquistou a medalha de ouro na prova de "mass start" no Campeonato do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, em Collalbo, em Itália, tornando-se na "primeira campeã do mundo portuguesa em modalidades de inverno".
Por LusaSó foi superado por dois protagonizados por Carlos Alcaraz
Anúncio será feito pelo Minstro da Economia
Leões recebem Arsenal e águias o Vitória de Guimarães na abertura da 17.ª ronda do Campeonato
Em causa uma emboscada a cinco adeptos do FC Porto, após um jogo de hóquei em patins entre as duas equipas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo