_

Nacionais de estrada com novo percurso que favorece recordes e presença confirmada de Isaac Nader

Os campeonatos nacionais de estrada em atletismo, esta sexta-feira apresentados na Figueira da Foz, onde se realizam em 17 de janeiro, terão um novo percurso de 10 quilómetros (km), mais rápido e que favorece recordes, disseram dirigentes e atletas.

O percurso da prova, desenhado nas avenidas marginal e ribeirinha da cidade litoral do distrito de Coimbra, foi alterado em relação a 2025 na zona histórica, deixando de passar por uma rua de paralelepípedos.

PUB

"O percurso tem condições para se fazerem grandes marcas, a exemplo do ano passado. É maioritariamente plano, com bom piso e muito mais rápido. Podemos ter marcas de excelência", disse o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, João Pontes, na sessão de apresentação da prova, hoje realizada.

Também os atletas presentes -- Laura Taborda (Sporting de Braga), Alexandre Figueiredo (Benfica) e Rui Pinto (Sporting) -- coincidiram na análise ao percurso mais rápido e com melhores condições, também nas curvas de retorno, especialmente a localizada a norte da cidade, agora mais larga.

"O percurso já era rápido e acredito que esteja ainda mais rápido", disse a atleta do Sporting de Braga, manifestando-se "bastante bem preparada este ano", depois de em 2025 ter participado, apesar de se encontrar doente.

PUB

Laura Taborda garantiu: "Vou estar na frente a lutar pelo pódio individual e pelo coletivo do meu clube".

Por seu lado, Alexandre Figueiredo mostrou-se "muito entusiasmado" por participar este ano no campeonato nacional de estrada, competição que falhou, por lesão, em 2025.

"A corrida tem condições para ser bastante rápida. No ano passado as condições não eram tão boas e, mesmo assim, foi batido o recorde nacional", lembrou o atleta do Benfica.

PUB

Também Rui Pinto, antecipou que a prova da Figueira da Foz pode originar resultados de excelência, manifestando-se confiante em ajudar a sua equipa a ser campeã nacional.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, confirmou a presença na Figueira da Foz de Isaac Nader, campeão mundial dos 1.500 metros e campeão nacional de estrada em título, antecipando uma corrida muito disputada.

"Não sabemos quem poderá sair vencedor. Todos estão em grande momento de forma e há sempre surpresas", vaticinou o dirigente máximo da FPA.

PUB

Dados hoje revelados pela estrutura federativa apontam para um número de atletas participantes entre os 1.500 e os 2.000 nas provas masculina e feminina do campeonato nacional de estrada, números que ainda não estão fechados pois as inscrições só fecham na próxima segunda-feira.

Já a Corrida dos Reis, que decorre na mesma altura e percurso dos nacionais, estando, no entanto, aberta a atletas não federados ou federados que não queiram participar na prova principal, esgotou as 1.000 inscrições disponíveis.

A esse propósito, a FPA anunciou hoje a disponibilização de mais 300 lugares para a Corrida dos Reis, inscrições essas que abrem no sábado e estarão disponíveis até quarta-feira, caso não voltem a esgotar.

PUB

A prova feminina do campeonato nacional de estrada está agendada para as 16:00 de 17 de janeiro -- com partida na avenida do Brasil, em Buarcos, junto à Rotunda do Pescador -, enquanto a prova masculina decorrerá 20 minutos mais tarde, às 16:20, juntamente com a Corrida dos Reis e uma caminhada de aproximadamente 6,5 km.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB