Atletas e oficiais da Rússia e da Bielorrússia foram esta quarta-feira excluídos do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) de inverno de 2022, em Vuokatti, Finlândia, entre 20 e 25 de março, em virtude da invasão dos primeiros à Ucrânia.
"Esta decisão foi tomada em solidariedade com a Ucrânia e segue as recomendações feitas pelo Comité Olímpico Internacional às Federações Desportivas Internacionais e aos organizadores de eventos desportivos para não convidarem ou permitirem a sua participação", justifica o Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus (COE).
De acordo com o COE, esta solução na competição que reúne desportistas com idades até aos 18 anos visa "salvaguardar o bem-estar dos jovens atletas, bem como proteger a integridade do evento".
Esta decisão surge um dia depois da Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA) e o Conselho Executivo do Comité Organizador dos Jogos Mundiais Birmingham 2022 terem decidido proibir a participação de atletas e oficiais russos e bielorrussos na competição que decorre de 07 a 17 de julho.
O Comité Olímpico Internacional (COI), normalmente neutro no que toca a política, recomendou na segunda-feira a exclusão de russos e bielorrussos das competições desportivas, bem como da organização de eventos das modalidades.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
Por LusaCerimónia realiza-se a 6 de fevereiro do próximo ano, no Estádio Giuseppe Meazza
Base dos Golden State ultrapassa Michael Jordan
Antigo conselheiro da Red Bull diz que os últimos anos com o ex-chefe de equipa "ficaram marcados por jogadas sujas"
Autarquia propôs à Parpública ficar a gerir o Circuito Estoril por 12,5 milhões de euros, por um prazo de até 75 anos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo