Do dérbi suspeito à queixa do FC Porto: tudo que se passou no final da época passada

• Foto: Luís Manuel Neves

Em 2016/17 o FC Porto estava bem encaminhado para a conquista do título nacional, mas um 'tropeção' na Luz, frente ao Benfica, hipotecou as hipóteses dos dragões, que acabaram por ser ultrapassados pelo Sporting, em jejum há 16 anos. Esse jogo na Luz é um dos que os árbitros teriam sido corrompidos pelo Sporting, no sentido de levar os dragões a atrasarem-se na tabela classificativa, de acordo com a notícia esta terça-feira publicada pelo Correio da Manhã.

O Benfica venceu o jogo por 28-27 e o treinador Ricardo Costa insurgiu-se no final com o trabalho da dupla de arbitragem, formada por Fernando Costa e Diogo Teixeira. "O resultado ficou marcado pelas últimas decisões dos árbitros: falta injusta a Matic, golo mal anulado a Borges e a não marcação do livre de 7 metros e consequente vermelho no nosso contra-ataque. Não percebo o critério da nomeação. Vamos lutar até ao fim", disse então o treinador do FC Porto, conforme se pode ler na nossa edição de 21 de maio de 2017.

PUB

No dia seguinte o FC Porto - que tinha estado 35 jornadas à frente do campeonato - tornou público que ia protestar o jogo com o Benfica. Em causa os acontecimentos dos últimos minutos do clássico, descritos nas declarações do treinador, e a escolha dos árbitros para tão importante jogo.

Na última jornada o FC Porto derrotou o Águas Santas, mas para ser campeão precisava que o Sporting perdesse com o Benfica, o que não aconteceu. A investigação do Correio da Manhã conta que os árbitros deste dérbi terão sido corrompidos para deixar o Sporting ganhar.

PUB

No dia a seguir à ultima jornada foi tornado público que o protesto do FC Porto ia impedir a homologação do título conquistado pelo Sporting. Ricardo Costa estava inconsolável e falou também anomalias na derrota do FC Porto em Braga, frente ao ABC, nessa mesma época. O clube queria a repetição do jogo com o Benfica, mas os protestos acabaram por não produzir quaisquer efeitos práticos: o título do Sporting acabou por ser homologado.

A notícia do Correio da Manhã dá conta de um alegado esquema, liderado por André Geraldes, atual team manager do futebol, que visava corromper árbitros, tanto nos jogos dos leões como nos dos rivais, para o Sporting poder chegar ao título.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Andebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB