_
O presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Miguel Laranjeiro, considerou esta segunda-feira que no último fim de semana se fez história com a realização da Supertaça Ibérica, que teve o Barcelona como primeiro vencedor.
"Quando conseguimos unir esforços e trabalhar com determinação é possível construir um caminho positivo e de sucesso. Foi o caso desta primeira edição da Supertaça Ibérica [entre os campeões e vencedores das Taças de Portugal e Espanha]", referiu.
O bicampeão europeu em título FC Barcelona, do pivô internacional português Luís Frade, conquistou a primeira edição da Supertaça Ibérica, ao vencer na final o FC Porto, por 32-24, na final do torneio quadrangular que decorreu em Málaga.
O campeão espanhol FC Barcelona apurou-se para a final ao vencer nos minutos finais por 37-34 o Sporting (detentor da Taça de Portugal), enquanto o campeão nacional FC Porto, com alguma facilidade, impôs-se por 46-30 ao Granollers, finalista vencido da Taça do Rei.
Na atribuição do terceiro e quarto lugares, o Sporting falhou a terceira posição do pódio ao perder com o Granolleres no desempate por livres de sete metros (4-2), após empate a 36-36, deixando fugir, na segunda parte, uma vantagem que chegou aos oito golos. "Era um objetivo nosso para este mandato e que vê aqui a sua primeira edição concretizada. Sempre considerei que os dois países vizinhos, e com grande tradição no andebol, deviam cooperar também ao nível de uma supertaça ibérica, através da participação das suas mais competitivas equipas", afirmou.
Miguel Laranjeiro salientou ainda "o empenho e compromisso das equipas portuguesas do FC Porto e do Sporting que participaram nesta edição". "Para o próximo ano será em Portugal e faremos tudo para que seja uma edição de sucesso para o andebol ibérico e para continuar a fazer história", acrescentou Miguel Laranjeiro.
Por LusaTreinador do Sporting deixou mensagem nas redes sociais depois do clássico polémico com o FC Porto
Encarnados chegam ao 2.º lugar da fase final do Grupo A dominado pelo Sporting
Capitão do Sporting destaca vontade de vencer da equipa, num clássico com o FC Porto que ficou marcado pela polémica no balneário antes do arranque
Antigo andebolista do Sporting aponta o dedo aos rivais
Apresentava sinais de embriaguez e terá caído de uma altura considerável
Federação romena garante que o selecionador encontra-se estável
Ex-Sporting foi admoestado aos 70' e 81', mas não recebeu o vermelho; Harry Maguire diz que árbitro deu duas justificações diferentes
Elefantes ganharam por 4-0
Treinador português é um namoro antigo dos spurs
Antigo colega de 'El Pibe' foi entrevistado no podcast de Rio Ferdinand