Num encontro entre duas equipas que se conhecem bastante bem, e que, inclusive, se tinham enfrentado no fim de semana, também com triunfo do Águas Santas (27-29), a turma orientada por Ricardo Moreira voltou a superiorizar-se no Pavilhão Acácio Rosa.
Gustavo Oliveira, do Águas Santas, e Edvaldo Ferreira, do Belenenses, apontaram seis golos cada e foram os melhores marcadores do jogo, que tem a segunda mão agendada para 04 de outubro, às 19:45, no pavilhão do Águas Santas, na cidade da Maia.
A partida iniciou a um ritmo frenético, com golos de parada e resposta, tendo a equipa da casa chegado a uma vantagem de dois golos, que, contudo, rapidamente a perdeu, face à recuperação dos forasteiros, não tão contundente por causa de Miguel Moreira.
O guarda-redes do Belenenses ia travando a superioridade do Águas Santas na partida, embora não fosse suficiente para impedir a ascensão dos nortenhos no marcador, que, aos 5-7, assentou de vez e abalou os 'azuis', chegando ao intervalo a vencer por 10-15.
Com algum desperdício no momento de atirar à baliza, por parte dos dois conjuntos, a vantagem do Águas Santas era, talvez, exagerada, o que acabou por se verificar depois da reação efetuada pelo Belenenses no reatamento, com desvantagem de cinco golos.
Graças a um parcial de cinco tentos consecutivos, a formação de Lisboa diminuiu para somente um ponto a desvantagem trazida da primeira parte, mas no momento crucial não conseguiu igualar, permitindo uma resposta adversária, mas rapidamente anulada.
Rui Barreto, do Belenenses, e Carlos Santos, do Águas Santas, foram admoestados com o cartão vermelho aos 48 e 49 minutos, respetivamente, numa altura em que a equipa lisboeta estava melhor no jogo, mas, nos derradeiros minutos, quase não houve golos.
Os visitantes souberam segurar a vantagem de três golos até ao final da partida (20-23), que transportam para a partida da segunda mão, no seu pavilhão, daqui a uma semana.
Jogo realizado no Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa.
Belenenses-Águas Santas, 20-23.
Ao intervalo: 10-15.
Sob a arbitragem dos eslovacos Boris Mandak e Mario Rudinsky, as equipas alinharam e marcaram:
- Belenenses (20): Miguel Moreira, Rui Barreto (1), Gonçalo Nogueira (1), Nélson Pina, Bruno Moreira (2), Christopher Selles (3) e Edvaldo Ferreira (6). Jogaram ainda Uros Markovic (1), Tomás Ferreira (1), Pedro Santana (2), Diogo Domingos, Tiago Pereira (1), Tiago Ferro (2), Custódio Gouveia e Carlos Siqueira.
Treinador: Carlos Jorge.
- Águas Santas (23): Diogo Ribeiro, Afonso Lima (2), Miguel Pinto (3), Fábio Teixeira (2), Carlos Santos (1), José Barbosa e Gustavo Oliveira (6). Jogaram ainda Francisco Fontes, João Gomes (4), Nuno Queirós, Mário Lourenço (4), Miguel Baptista, João Furtado (1) e Alexandre Magalhães.
Treinador: Ricardo Moreira.
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Águias vencem confortavelmente no jogo antecipado da 14.ª jornada do campeonato
GOG dominou dragões na Liga dos Campeões
Turma de Alvalade na próxima fase da Liga Europeia
Equipa encarnada derrotada pelo Nantes na Luz
Veículo do jogador argentino foi intercetado pela polícia
Hwang Ui-jo, emprestado pelo Nottingham Forest ao Norwich, nega as acusações
Lateral, que apontou o golo que deu o Mundial feminino à seleção espanhola, recorda "mistura de sentimentos"
Aconteceu no particular da seleção feminina diante do Japão, esta quinta-feira