Benfica e Sporting têm pássaro na mão

Clubes de Lisboa com oportunidade única para aproveitar fator casa no playoff do campeonato

As meias-finais do playoff do campeonato estão a revelar-se surpreendentes, mas tudo pode mudar a partir de hoje. O Benfica (4º na fase regular) conseguiu roubar o fator casa ao heptacampeão FC Porto (1º), enquanto o Sporting (3º) também está a ganhar (2-1) ao ABC (2º). Sendo assim, os dois clubes de Lisboa, elos teoricamente mais fracos, têm o pássaro na mão nos clássicos de hoje, respetivamente às 20h30 na Luz e às 21 horas no Casal Vistoso, como forma de fazer valer o apoio dos seus adeptos na passagem à final. Caso contrário, os riscos de um 5º jogo serão enormes, com a visita das águias ao Dragão Caixa ou dos leões ao Pavilhão Flávio Sá Leite (Braga).

Tanto o Benfica como o Sporting apelaram à presença maciça dos seus adeptos no lançamento dos respetivos duelos. E Mariano Ortega, treinador dos encarnados, perspetivou o embate: "É mais uma final. Vamos dar o nosso máximo, pois para ganhar ao FC Porto temos de dar cem por cento. Esperamos um jogo muito intenso, equilibrado, e conseguir a vitória , com o fator casa decisivo. A força dos adeptos motiva-nos, é como ter um jogador a mais."

Já o treinador Zupo Equisoain, em declarações ao sítio dos leões, também espera arrumar a eliminatória: "O ABC vem a Lisboa sabendo que não pode voltar a errar. Se perder, a competição acabou. Espero que seja uma vantagem para o Sporting jogar em casa. Temos de aproveitar a possibilidade de acabar com a meia-final."

Quanto a Ricardo Costa, técnico dos dragões, quer dar a volta: "Não pensamos no que está para trás, o importante é retificar o que temos feito menos bem. Era imperioso termos ganho o último jogo. Se não o tivéssemos feito, estaríamos fora. Vai ser um FC Porto a querer ganhar mais um título."

Carlos Resende, treinador do ABC, também quer ganhar e dar a volta à eliminatória: "Vamos tentar vencer em casa do Sporting e levar as meias-finais para um quinto jogo, para estarmos na final e discutirmos o título."

A OPINIÃO DE...
(por Alexandre Reis)

Dérbi na final seria histórico

O FC Porto, com sete títulos conquistados consecutivamente, tem sido hegemónico no campeonato. Mas Benfica e Sporting, com o fator casa nos jogos de hoje, têm (quase) tudo para quebrar este ciclo e protagonizarem pela primeira vez na história uma final de playoff à melhor de cinco jogos. A última vez que os dois clubes de Lisboa acabaram em 1.º (Sporting) e 2.º (Benfica) foi na distante época de 1983/84, há 32 anos, depois de na temporada anterior as águias terem sido campeãs à frente dos leões, mas no sistema de poule. No sistema eliminatório, seria preciso recuar ao dérbi que decidiu uma finalíssima em 1959/60, há 56 anos, tendo, então, o Sporting vencido o Benfica, por 17-12. Os dois clubes da capital têm tradição no andebol, mas raramente discutiram as provas entre si nos últimos anos, pois tanto FC Porto como ABC gostam de se intrometer nestas discussões. Mas algo começa a mudar, ou não fosse a Taça desta época ganha pelo Benfica ao Sporting, também numa final com dérbi, que não se realizava há 27 anos.

Por Alexandre Reis
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Andebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.