Campeã olímpica França surpreendida pela Suíça
A anfitriã Alemanha e a Hungria garantiram este domingo apuramento para a 'main round' do Euro'2024 de andebol, enquanto a campeã olímpica França empatou 26-26 com a Suíça e adiou a decisão.
Alemanha e Hungria juntaram-se à campeã europeia em título Suécia, Holanda, Eslovénia, Portugal e Dinamarca na fase regular da competição, que tem ainda em aberto cinco vagas a decidir na derradeira jornada da fase preliminar.
No Grupo A, em Berlim, a Alemanha venceu por 34-25 a Macedónia do Norte, já afastada da fase seguinte, numa partida em que Juri Knorr foi eleito o melhor jogador, com 10 golos, e Nenad Kosteski, com seis, o marcador mais eficaz da Macedónia do Norte.
A campeã olímpica França empatou 26-26 com a Suíça e adiou a decisão do apuramento para a última jornada, não sendo capaz e confirmar a vitória conseguida no jogo inaugural do Euro2024 com a Macedónia do Norte (39-29), em Dusseldorf.
Apesar de a seleção gaulesa ter chegado a uma vantagem de quatro golos, a Suíça nunca desistiu e, graças a Lukas Laube, com 10 remates certeiros, conquistou um ponto merecido para manter vivas as suas hipóteses de aceder à fase principal.
Com uma jornada por disputar, a Alemanha lidera o Grupo A, com quatro pontos, referentes a duas vitórias, seguida da França, com três, da Suíça, com um, e da Macedónia do Norte, com zero e já sem hipóteses de continuar em prova.
Na derradeira jornada, a realizar na terça-feira, a Suíça defronta a Macedónia do Norte e a Alemanha a França, num encontro decisivo para os gauleses, se pretenderem depender apenas de si para seguirem para o 'main round'.
No Grupo B, em Manheim, depois da inesperada derrota na primeira jornada com a Croácia (39-29), a Espanha deu um ar das suas capacidades, dominando a segundo parte frente à Roménia e conquistou uma importante vitória, por 36-24, rumo à 'main round'.
Daniel Fernandez, com seis golos, foi eleito o melhor jogador em campo (MVP), mas Aleix Gómez foi o principal concretizador, com oito, incluindo três livres de sete metros. Na baliza, Gonzalo Perez de Vargas fez 14 defesas (37 por cento), redimindo-se do desempenho no primeiro jogo.
Croácia e Áustria empataram 28-28, baralhando as contas do grupo, que viu adiada para a derradeira jornada, a realizar na terça-feira, a decisão sobre as duas seleções apuradas para a 'main round'.
Constantin Möstl na baliza não teve o melhor dia, mas fez uma defesa decisiva nos segundos finais para parar Luka Cindric, enquanto Robert Weber foi fundamental durante todo o jogo, assim como Nikola Bilyk, que marcou sete golos e foi eleito o melhor jogador em campo.
O melhor marcador da Croácia foi Mario Sostaric, com seis golos.
Áustria e Croácia repartem a liderança do Grupo B, com três pontos, seguidos da vice-campeã europeia Espanha, com dois, e da Roménia, com zero e já sem hipóteses de apuramento para a fase seguintes.
Na derradeira jornada, a Croácia defronta a Roménia, naquele que será, à partida, o encontro mais desequilibrado do fecho do grupo, e a Espanha tem uma partida decisiva e mais difícil com a Áustria.
No Grupo C, em Munique, a Sérvia esteve perto da reviravolta, mas a Hungria, orientado pelo ex-treinador do Benfica, o espanhol Chema Rodriguez, aguentou-se e garantiu, com um triunfo pela margem mínima (28-27), o apuramento para a fase principal.
Bence Bánhidi marcou nove golos em nove tentativas, evidenciando uma eficácia de 100 por centro, incluindo o último golo da Hungria, e por isso foi eleito o melhor jogador em campo (MVP).
Sérvia e Islândia, que venceu por 31-30 o Montenegro, ainda têm hipóteses de se juntar à Hungria, dependendo do resultado dos jogos de terça-feira.
Depois de Gisli Kristjansson ter dado à Islândia uma vantagem de 31-30 a 60 segundos do fim e Vlado Sola ter solicitado tempo técnico, Vuko Borozan dispôs da oportunidade de forçar o empate, mas não conseguiu enganar Björgvin Pall Gustavsson.
A Hungria lidera o Grupo C, com quatro pontos, seguida da Islândia, com três, e da Sérvia, com um, enquanto o Montenegro é quarto, com zero e já sem possibilidades de apuramento.
Na derradeira jornada, a Sérvia defronta o Montenegro e Islândia a Hungria.
Leões jogam na Noruega esta quarta-feira na 6.ª jornada da Champions
Águias procuram primeira vitória na prova
Triunfo na final frente ao GRD Leça, em Porto Santo, Madeira
Bicampeão ainda tremeu até ao intervalo mas ganhou e manteve a liderança no Campeonato
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua