Gilberto Duarte diz que França "não é imbatível"

Andebolista português antevê jogo de qualificação para o Europeu'2020

• Foto: Luís Vieira/Movephoto

O andebolista Gilberto Duarte afirmou esta terça-feira que a seleção portuguesa está pronta para lutar pelo triunfo perante a França, uma equipa "muito boa", mas não "imbatível", em jogo de qualificação para o Europeu'2020.

Depois das vitórias nos dois primeiros jogos do Grupo 6 de qualificação, face a Roménia (21-13) e Lituânia (24-23), Portugal recebe a seleção gaulesa às 20 horas de quinta-feira, no pavilhão Multiusos de Guimarães, e o jogador do Barcelona (Espanha) afirmou que os jogadores lusos vão fazer tudo para combater o favoritismo do adversário.

"Não há nenhuma equipa imbatível. Vamos estar aqui na quinta-feira, prontos para lutar contra eles, para lutar pela vitória. Não vamos estar a fazer de 'bobos da corte' para ninguém. Só podem jogar sete [jogadores] de cada vez de um lado e de outro", disse aos jornalistas, após o treino realizado na manhã de hoje, no palco do encontro.

Um triunfo pode praticamente qualificar Portugal para a competição que vai decorrer na Áustria, Noruega e Suécia, já que a formação das 'quinas' ocupa o segundo lugar no Grupo 6 e rumam à fase final os dois primeiros de cada um dos oito grupos e ainda os quatro melhores terceiros.

O lateral esquerdo, de 28 anos, reconheceu, porém, que não vai ser fácil travar uma seleção "individualmente muito boa" - inclui Nikola Karabatic, considerado o melhor jogador do mundo algumas vezes na presente década - e habituada a conquistar títulos recentemente, como o Europeu de 2014 e os Mundiais de 2015 e 2017.

Apesar de ter dito que a estratégia para o jogo não está ainda definida, o melhor marcador de Portugal na fase de qualificação, com 10 golos, realçou que os jogadores lusos vão precisar de estar "coesos na defesa" para depois apostarem no contra-ataque.

Para Gilberto Duarte, a equipa das 'quinas' vai ter de atacar com velocidade, porque, apesar de ter capacidade para "competir fisicamente com os franceses" quando está a defender, graças a jogadores como Daymaro Salina e Alexis Borges, não está ao mesmo nível quando ataca.

Com três títulos já conquistados na presente temporada ao serviço do FC Barcelona, Gilberto Duarte vai mudar-se, em 2019/20, para os franceses do Montpellier, atuais detentores da Liga dos Campeões, tal como o colega de seleção Alexis Borges, atualmente no FC Porto.

O lateral considerou que a ida de jogadores portugueses para França - já lá joga outro elemento da seleção, Pedro Portela - e as carreiras de Sporting, na Liga dos Campeões, e FC Porto, na Taça EHF, mostram uma "subida de qualidade" do andebol nacional.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Andebol

Notícias

Notícias Mais Vistas