Há muitos galos para um poleiro

Aí está a nova época

• Foto: David Martins
O campeonato regressa hoje com redobrado interesse, com a disputa da 1ª jornada da fase inicial. O ABC defende o título, mas a concorrência é grande, dado que Benfica, FC Porto e Sporting também são claros candidatos, enquanto o Madeira SAD aparece como um outsider que pode causar surpresa.

Carlos Resende, treinador da turma de Braga, tem objetivos definidos, que passam pela revalidação do troféu: "Vamos entrar no campeonato com os mesmos objetivos da época passada, ou seja vencer a competição. Aliás, essa será a meta para todas as competições internas que ainda vamos disputar esta temporada", considerou o técnico em declarações à assessoria da Federação, apostando numa estrutura idêntica à da temporada transata.

Mas o vice-campeão Benfica e recente vencedor da Supertaça não quer ceder, mantendo também um plantel com poucas mexidas. "Vamos tentar melhorar a cada jogo, tentar entrar nos seis primeiros para a disputa da fase final [realizada em poule a duas voltas, com as equipas a transitarem com 50% dos pontos adquiridos na 1ª fase]. Vamos procurar acabar a primeira fase o mais acima possível", pretende Mariano Ortega, técnico dos encarnados.

Já Ricardo Costa, timoneiro dos dragões, quer fazer ressurgir a equipa que conquistou o heptacampeonato: "Cada campeonato é sempre muito difícil. Esta época há várias equipas fortes e estou convencido de que será uma das edições mais equilibradas. Espero um FC Porto competitivo, na máxima força, que lutará ao máximo pelos objetivos."

Quanto ao Sporting, foi o clube que mais mexeu no plantel, reforçando-se com sete jogadores de classe internacional. O treinador Zupo Equisoain sonha com o título: "O objetivo nº 1 esta época é ser campeão. Os reforços vêm de equipas que habitualmente participam na Liga dos Campeões e são de qualidade. Com trabalho, vamos melhorar e espero que a equipa esteja à altura das expectativas que se criaram à sua volta", referiu o espanhol.

Leões embalados

O Sporting vem embalado por uma pré-temporada positiva, com triunfos frente a FC Porto e Benfica no Torneio de Viseu. Hoje (18h00), na 1ª jornada, tem o primeiro teste, recebendo no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Águas Santas.

Com muitos reforços da escola jugoslava, além do central Carlos Ruesga, campeão mundial pela Espanha, o treinador Zupo Equisoain espera um jogo de sentido único: "Nenhuma equipa está a cem por cento quando começa a época. Entraram sete jogadores novos e há um período de adaptação. Também é verdade que quanto maior a qualidade dos jogadores, mais curto é o período de integração. Vamos começar o campeonato em boa condição." Paulo Faria, treinador do Águas Santas, tem de se contentar com a prata da casa: "Vamos trabalhar jogo a jogo, fazer o melhor possível e continuar a integração de jogadores da formação. No final vamos ver qual o resultado, sem prometermos nada, sem nos candidatarmos a nada e esperarmos aquilo que o andebol nos conseguir dar."

Os jogos de hoje contemplam ainda a deslocação do Benfica ao Flávio Sá Leite, frente ao Arsenal, enquanto o Madeira SAD recebe o Maia ISMAI e a Ac. São Mamede é anfitriã ante o Avanca. Os restantes desafios foram adiados.

Tiago Pereira, central do Benfica, fez à BTV a antevisão da partida em Braga: "Vai ser complicado, frente a uma equipa que vem motivada em fazer uma boa estreia na 1ª Divisão. Vamos entrar com a máxima confiança, para iniciarmos o campeonato da melhor maneira."

A prova, esta época sem playoff, foi alargada a 14 equipas, que disputam uma 1ª fase a duas mãos, apurando com 50% dos pontos adquiridos, as 6 primeiras para o Grupo A (do campeão) e as 8 restantes para o Grupo B (permanência).
Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Andebol

Notícias

Notícias Mais Vistas