Portugal garantiu esta segunda-feira o primeiro lugar do Grupo D do Mundial de andebol ao bater hoje a Hungria por sete golos de diferença (27-20) na terceira jornada da fase de grupos, um resultado que permitiu aos Heróis do Mar avançarem para a Main-Round da competição.
Já Pedro Portela classificou como "perfeito" o jogo de hoje. "Tendo em conta o adversário que tínhamos do outro lado, foi um jogo perfeito. Sabíamos da nossa qualidade, já os tínhamos defrontado várias vezes e preparámo-nos muito bem para anular os pontos fortes deles. Depois, com a vontade que demonstrámos, com a grande exibição do nosso guarda-redes, conseguimos vencer com uma margem grande. Também nos interessava isso para passar em primeiro, conseguimos, estamos felizes e temos de continuar este trabalho. Fomo-nos um pouco abaixo após a derrota com a Islândia, porque acreditávamos que podíamos ter vencido, com a Coreia do Sul tivemos alguma dificuldade, mas demos um passo decisivo no final e ganhámos, e hoje provámos que temos grande qualidade. Somos uma grande seleção e os adversários vão ter muito trabalho para nos derrotarem. Temos de ir jogo a jogo. Vamos com o mesmo espírito, porque os três jogos vão ser difíceis. Já jogámos na preparação com o Brasil, é uma equipa complicada; Cabo Verde também tem vindo a fazer bons resultados, ficou em segundo na CAN. Mas temos de fazer o nosso trabalho, pensar muito em nós e não nos outros, acreditando no nosso valor. É isso que vamos querer mostrar em campo", disse.
António Areia destacou a boa entrada da equipa frente à Hungria. "É de realçar a nossa entrada em jogo. Estávamos bastante coesos e unidos como equipa e com o nosso espírito de equipa quase inquebrável, muito certinhos naquilo que tínhamos de fazer, nas tarefas que tínhamos para este jogo, fomos bastante eficazes e tivemos um guarda-redes [Miguel Espinha] a um nível altíssimo. Foi importante ter a maturidade de manter esta vantagem durante este jogo para manter a vantagem e conseguir passar em primeiro. Agora na 'main round' é pensar jogo a jogo, como na fase de grupos, e depois logo se vê. O importante é sempre o próximo jogo", vincou.
Leonel Fernandes salientou o facto de Portugal ter conseguido "resolver bem os problemas" que o adversário tentou criar. "Este jogo foi mais compatível com o nosso. Entrámos bem, conseguimos resolver bem os problemas e criar-lhes problemas, mas correu melhor do que esperávamos, correu melhor do que estávamos à espera e agora vamos descansar e pensar no próximo jogo", afirmou.
Rui Silva elogiou o companheiro de equipa Miguel Espinha, a grande figura do encontro. "Foi um grande jogo da nossa parte. Entramos desde o inicio com uma mentalidade e uma forma de estar muito boa, a defender muito bem que é onde se ganham os jogos e o Miguel Espinha ajudou, pois fez um jogo incrível. Agora é manter esta forma de estar e esta atitude. Queremos sempre mais um bocado daquilo que já fizemos e vamos à luta com esse objetivo, sabendo que cada jogo é um jogo e só podemos jogar um jogo de cada vez", destacou.
Por fim, Miguel Martins salientou o apuramento mesmo à justa, algo tipicamente português. "Foi o jogo de que precisávamos fazer para ganhar à Hungria. Foi um jogo perfeito, acho que não há nada a dizer quando temos um guarda-redes como este [Miguel Espinha], num dia inspiradíssimo. Defendia de todos os lados, quase que podíamos deixar de defender que ele apanhava as bolas todas. Nós falhámos alguns remates no ataque que não é costume, mas ele compensou atrás. Hoje conseguimos ganhar por sete golos de diferença e isto é que é ser português, viver sempre no limite e poder ganhar no final".
Turma de Alvalade leva 2 pontos para a Main Round da Liga Europeia, onde irá defrontar D. Bucareste e F. Berlin
Leões batem líder Constanta na última jornada da fase de grupos
Águias triunfam na Suécia mas já estavam eliminadas
Triunfo frente ao FC Gaia construído na primeira parte
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Treinador tinha assinado contrato de 4 anos, tendo em vista qualificação para o Mundial
Treinador e federação já chegaram a acordo
Para o cargo de diretor desportivo