Contas feitas, Portugal avança como 1.º colocado do Grupo D, juntamente com Islândia e Hungria. As três equipas avançam todas com 2 pontos para a Main Round, onde teremos como adversários Suécia, Brasil e Cabo Verde. Os jogos dessa Main Round, da qual se apuram para os quartos-de-final os dois primeiros, vão disputar-se em Gotemburgo.
Calendário dos jogos
Portugal-Brasil, quarta-feira
Cabo Verde-Portugal, sexta-feira
Suécia-Portugal, domingo
Que noite de sonho para Portugal em Kristianstad. A Seleção Nacional tinha de ganhar diante da Hungria para avançar com 2 pontos para a Main Round, mas também tinha como objetivo fazê-lo como 1.º colocado do Grupo D - para tal tinha de ganhar por 7 golos. Missão dada... missão cumprida. Houve vitória sobre os húngaros e precisamente pelos tais 7 golos: 27-20.
Isto numa noite verdadeiramente para recordar de Miguel Espinha, que fechou o jogo como grande herói, mercê das 15 defesas em 30 remates enfrentados. Além do brilho da muralha que se ergueu na baliza portuguesa, Kiko Costa assinou o seu melhor jogo no Mundial, com 6 golos.
60' - Falta sobre Rui Silva, a 17 segundos do final.
59' - A Hungria reduz para 27-20.
58' - André Gomes faz o 27-19!
58' - Portugal desperdiça mais um ataque e está a permitir a reação dos húngaros.
57' - Boka volta a marcar para a Hungria. (26-19)
56' - Richard Bodo responde rapidamente a reduz para 26-18.
56' - Que grande golo de Kiko Costa! (26-17)
54' - Egon Hanusz consegue libertar-se e faz o 25-17.
Faltam sete minutos. É hora de segurar bem esta vantagem...
53' - Rui Silva atira ao poste e, com alguma sorte à mistura, o esférico vai direto às mãos de Fábio Magalhães.
52' - Quando não é Miguel Espinha... a bola vai para fora. O jogo está a compor-se para a nossa vitória.
51' - Diogo Branquinho também deixa a sua marca e faz o 24-15! Na resposta, Ancsin reduz para 24-16.
50' - Que enorme defesa de Miguel Espinha. Já não há palavras!
49' - Martim Costa desperdiça e, na sequência... surpresa: Miguel Espinha defende!
49' - Bodo mantém a Hungria na discussão, com um disparo muito forte. (23-15)
48' - Leonel Fernandes faz também o seu quinto golo do jogo. São 9 de avanço nesta fase! (23-14)
46' - Kiko Costa faz o seu quinto golo no jogo. (22-14)
45' - Miguel Espinha outra vez a brilhar na baliza portuguesa. Com alguma sorte à mistura, mas o guardião português está incrível!
44' - Golo de Boka, para reduzir o marcador a 21-14.
44' - Ancsin surge solto na esquerda e atira ao lado. Nada sai bem aos húngaros...
43' - Martim Costa faz o 21-13.
42' - Miguel Espinha! Outra enorme defesa do guarda-redes português, agora a disparo de Pedro Rodríguez.
41' - Kiko Costa perde a bola em zona proibida, mas Pedro Rodríguez, quando vai solto para o ataque, comete uma irregularidade e o lance é invalidado. Na sequência, Luís Frade faz o 20-13.
40' - Kiko Costa é chamado para bater o livre de 7 metros e atira ao lado...
40' - Boka marca e reduz para 19-13.
40' - Dois minutos de exclusão para Cavalcanti, por falta sobre Ancsin.
39' - Livre de sete metros para Portugal, que Pedro Portela não consegue converter.
38' - Banhidi consegue reduzir para os húngaros. (19-12)
37' - Kiko Costa! Da direita para o meio, o jovem solta uma bomba e faz o 19-11.
36' - Pedro Portela remata para defesa do guarda-redes contrário, mas na sequência Miguel Martins atira para o fundo da rede. Na resposta, Boka faz também ele o golo (18-11).
35' - Miguel Espinha trava nova investida húngara e o marcador segue em 17-10.
33' - Miguel Martins é travado num movimento ofensivo e, na cobrança do livre de 7 metros, Pedro Portela não falha. Golo importante para Portugal... (17-10)
32' - Pedro Portela sobe bem direita, mas atira para defesa contrária. Na sequência, a Hungria também não consegue o golo, mercê de uma falta ofensiva de Ancsin.
32' - Golo da Hungria, por Szita. (16-10)
31' - A Hungria entra com dois pivots para tentar surpreender Portugal nesta segunda metade e ganha já um livre de sete metros, que Rosta não consegue marcar. Manuel Gaspar saltou do banco para brilhar em mais uma situação de livre de 7 metros.
Grande primeira parte de Portugal diante da Hungria, com uma vantagem de 7 golos ao final dos primeiros 30 minutos. Uma vantagem importante, muito por culpa da atuação fantástica de Miguel Espinha na baliza portuguesa, mas também por conta da eficácia ofensiva de Kiko Costa. Faltam 30 minutos, mas por agora a noite está a correr praticamente de forma perfeita aos portugueses. Veremos o que nos reserva a 2.ª parte!
30' - A Hungria marca em cima da buzina, por Miklos Rosta. Na resposta, a tentar surpreender, Miguel Espinha consegue marcar, mas terá sido para lá da hora. (16-9)
29'- Zoran Ilic faz o 15-8, antes de Frade fazer o 16-8.
29' - Que grande golo de Miguel Martins! (15-7)
28' - A Hungria falha o ataque da resposta, com Ricard Bodo a atirar ao lado.
28' - Saída decidida do timeout, com golo de António Areia. (14-7)
27' - A Hungria está, a pouco e pouco, a recuperar alguma diferença, mas neste ataque acabou por atirar ao ferro e o marcador mantém-se em 13-7.
26' - Rui Silva está bastante queixoso, depois de um choque com um oponente. Mas o árbitro nada assinala.
25' - Em inferioridade numérica, a Hungria tira novamente o guarda-redes da baliza e Richard Bodo consegue o golo. 13-6 no marcador, antes de Miklos Rosta fazer 13-7 após perda de bola algo comprometedora no ataque luso.
24' - Pedro Rodríguez faz o 13-5, antes de Luís Frade desperdiçar na cara do guarda-redes.
24' - A Hungria continua a arriscar e Portugal aproveita. Luís Frade, com a baliza aberta, faz o 13-4. O score' é invulgar, mas não nos importamos...
23' - A Hungria atira à trave e não consegue ganhar o ressalto. Na sequência, André Gomes falha o ataque.
22' - Com a baliza aberta - mercê do risco assumido pelos húngaros -, Fábio Magalhães faz o 12-4.
22' - Leonel Fernandes consegue o golo e responde aos húngaros. (11-4)
21' - Miklos Rosta surge isolado e consegue reduzir para 10-4. A Hungria procura aproveitar um momento menos bom de Portugal do ponto de vista ofensivo.
20' - Richard Bodo procura o golo de bastante longe e consegue quebrar a muralha português de Miguel Espinha. (10-3)
19' - Está a ser inacreditável a atuação de Miguel Espinha! O guarda-redes português trava um disparo de cima para baixo de Hanusz.
Chema Rodríguez volta a parar o jogo, claramente insatisfeito com o que se está a ver em campo. Está mesmo a ser uma noite para os húngaros esquecerem...
18' - Leonel Fernandes faz o 10-2! Que incrível noite de Portugal!
17' - Kiko Costa está em grande! Mais um golo do jovem português, para o 9-2!
15' - André Gomes faz um grande golo, para o 8-2, e fica muito queixoso. O português foi atingido no rosto.
14' - Kiko Costa faz o sétimo golo de Portugal. (7-1)
Portugal está a assinar um arranque de jogo de enorme valia, muito por culpa da muralha que está a ser Miguel Espinha. Se tudo continuar assim... a vitória está mais próxima!
13' - Mais um de Portugal! Marcou Kiko Costa, com um belo disparo de longe. E, com uma recuperação rápida, Leonel Fernandes faz o 6-1!
12' - Livre de sete metros para Mate Lekai... ao poste!
12' - André Gomes faz o quarto de Portugal, com um belo disparo de fora da área. (4-1)
10' - O relógio chega aos 10 minutos e temos apenas 4 golos no marcador. A tarde/noite está a ser de pouca eficácia ofensiva... e muito brilho dos guarda-redes!
10' - Marca António Areia de 7 metros. (3-1)
9' - Outra vez Miguel Espinha! O guarda-redes português faz nova grande defesa e o marcador está num pouco habitual 2-1 em cima dos 10 minutos.
7' - Marca a Hungria. Golo de Bence Banhidi! (2-1)
7' - Miguel Espinha brilha na baliza portuguesa, mas o guarda-redes húngaro Szekely também está em grande. Agora impediu um golo que parecia feito de António Areia.
5' - Incrível Miguel Espinha! A baliza portuguesa está fechada a sete chaves, com mais uma grande defesa do guarda-redes português.
5' - André Gomes faz o segundo! (2-0)
4' - A eficácia ficou em casa... André Gomes falha no ataque português e, na sequência, Mikler não faz melhor. (1-0)
3' - Kiko Costa fica algo queixoso após choque com oponente e é obrigado a sair. Na sequência, Leonel Fernandes faz o primeiro golo do jogo! (1-0)
3' - Novo erro no ataque português e Miguel Espinha novamente a brilhar na baliza. Agora a remate de Pedro Rodríguez.
2' - Em inferioridade numérica, a Hungria cria perigo, mas Miguel Espinha defende.
1' - Adrian Sipos atinge Kiko Costa no rosto, os árbitros vão ver as imagens e mostram-lhe o cartão vermelho. Ao fim de apenas 48 segundos...
Porta-voz do grupo português na véspera, o central Miguel Martins encara "como uma final" esta partida ante os húngaros. "O jogo com a Hungria vai ser muito difícil e temos que o encarar como uma final, porque perdendo podemos não conseguir chegar mais adiante na 'main round' [fase principal]", adiantou o jogador de 25 anos.
Sobre o adversário, o jogador do Pick Szeged fala de uma equipa com um "estilo de jogo completamente diferente do da Coreia do Sul". "Possui jogadores muito fortes, com bastantes quilos, uma defesa que não vai sair dos seis metros e que irá obrigar a seleção portuguesa a atirar de fora. Acho que o segredo estará na nossa defesa. Conseguir defender o ataque deles, anular o pivô e travar os remates de primeira linha dos laterais esquerdo, que são os que atiram melhor, e fazer contra-ataque", explicou o central.
Comandada pelo espanhol Chema Rodríguez, a turma húngara tem 4 pontos, mercê das duas vitórias nas rondas inaugurais, diante de Coreia do Sul (35–27) e Islândia (30-28).
Boa tarde! Sejam bem-vindos a mais um direto de acompanhamento da caminhada portuguesa no Mundial de andebol. Pela frente esta segunda-feira estará a congénere da Hungria, numa partida do Grupo D entre duas equipas já apuradas para a Main Round, mas que tem muito para definir. Essencialmente perceber se Portugal avança com pontos para essa ronda ou não. Para tal, a Seleção tem de vencer esta tarde em Kristianstad, de forma a acabar à frente dos húngaros na tabela.
André Kristensen conta a sua experiência nos leões e na capital portuguesa
Dragão perde e vê-se alcançado pontualmente pelo Wisla Plock
Alemães confirmaram favoritismo e venceram por 40-31
Turma de Alvalade leva 2 pontos para a Main Round da Liga Europeia, onde irá defrontar D. Bucareste e F. Berlin
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Emblemas geridos pelo investidor norte-americano andam longe do estrelato
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Arkadag foi fundado no início do ano. Venceu todos os jogos, marcou 70 golos e sofreu apenas 14