O medalhado paralímpico português Miguel Monteiro sagrou-se este domingo vice-campeão mundial do lançamento do peso F40, nos Mundiais de atletismo, que decorrem em Kobe, no Japão.
Miguel Monteiro, atleta de baixa estatura e recordista do mundo do lançamento do peso F40, assegurou a prata ao quinto ensaio, com a marca de 10,95 metros, numa prova ganha pelo russo Denis Gnezdilov (11,36), atual campeão paralímpico, que compete sob bandeira neutra.
"Foi um concurso exigente, que nos obrigou a estar bastante ativos, naquilo que foi a preparação dos lançamentos, devido ao frio. No entanto, consegui responder bem e ficar no segundo lugar", disse o atleta, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Miguel Monteiro, que foi medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, considerou que a medalha "é o resultado de um trabalho de equipa, para o qual contribuíram o treinador, os colegas de treino e a família" e acrescentou: "Agora, é continuar a preparar os Jogos Paralímpicos de Paris e acreditar que é possível fazer mais e melhor".
Entre os portugueses em competição, Igor Raevschi foi sexto no lançamento do peso F53, com a marca de 5,42 metros, a sua melhor nesta temporada.
"Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar a um nível tão alto e poder conhecer os meus oponentes. Claro que não são os resultados que um atleta procura, mas algumas vezes ganhamos e outras vezes aprendemos", disse Igor Raevschi, que se estreou em competições mundiais.
Sara Araújo foi sexta no salto em comprimento T12 (deficiência visual), com a marca de 3,99 metros, numa prova ganha por Kholbekova Yokuthkhon, do Uzbequistão, com um salto a 5,48 metros.
Carina Paim passou à final dos 400 metros T20, que se disputa na segunda-feira, na segunda posição da sua série, sexta no total das eliminatórias, com a marca de 58,93 segundos, a sua melhor nesta temporada.
Portugal está representado por 13 atletas nos Mundiais, que permitem a abertura de quotas para os Jogos Paralímpicos Paris'2024.
Por LusaHugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League