_
José Sousa (Macedo de Cavaleiros) venceu este sábado a Maratona do Funchal, na Madeira, sagrando-se tetracampeão nacional da especialidade, enquanto que Susana Alegria (CDC Porto Moniz) conquistou pela primeira vez o título feminino.
O corredor, de 36 anos, completou os 42,195 quilómetros da prova realizada junto à orla marítima da capital madeirense com o registo de 2:23.36 horas, seguido de André Costa (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), com o tempo de 2:28.26. O pódio ficou fechado com a chegada de Paulo Fontão (Vitória Sport Club), que cruzou a meta com 2:31.21.
No final, José Sousa referiu que o "objetivo era ganhar", apesar dos "bons adversários" que encontrou pela frente, acrescentando ainda que teve de lidar com problemas físicos. "Fiz algumas paragens, mas geri a prova, que já conhecia e foi o suficiente para ganhar", confidenciou.
O maratonista, natural da Praia da Tocha, venceu pela segunda vez a Maratona do Funchal, repetindo o triunfo de 2024, numa prova que considera "bastante dura" para todos os atletas. Além das dificuldades do percurso, que tem alguma inclinação, o novo tetracampeão português de maratona abordou ainda a questão da insularidade, que dificulta a captação de mais corredores. "É uma ilha, ou seja, para chamar mais pessoas é difícil. Existem as viagens e, como tal, não podemos esperar muito em termos de volume de atletas, sublinhou.
Na vertente feminina, a vitória na Maratona do Funchal sorriu à húngara Eva Tolnai, com 3:18:27, ao passo que Susana Alegria foi sétima na classificação geral e primeira entre as atletas do Campeonato de Portugal, com 3:51.02, sagrando-se campeã nacional. Júlia Conceição (FC Penafiel) ficou em oitavo lugar na geral, com o tempo de 3:51.59, terminando em segundo na classificação para o Nacional.
Inicialmente agendada para domingo, mas reagendada para hoje devido à realização das eleições presidenciais, a 11.ª edição da Maratona do Funchal reuniu 51 corredores, 46 homens e cinco mulheres, que competiram pelo Campeonato de Portugal da especialidade.
Além da distância olímpica, o evento, organizado pela Federação Portuguesa o de Atletismo, em colaboração com a Associação de Atletismo da Madeira, compreendeu também a meia maratona, com 21.097,5 metros e, por fim, a mini maratona, que teve, aproximadamente, 8,3 quilómetros.
As três provas juntaram cerca de 1.900 atletas, num total de 42 nacionalidades, sendo Portugal o país mais representado.
Prova foi integrada na Maratona do Funchal
Atleta do Sp. Braga revalidou título nacional de 10 km uma semana depois do recorde nacional
Atleta do Sporting conquistou nacional de 10 quilómetros
Figueira da Foz teve uma chuva de recordes pessoais
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos