O português Afonso Gomes foi esta sexta-feira segundo classificado nos 3.000 metros do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), dando a Portugal o quarto pódio desta edição, a ser disputada em Skopje, capital da Macedónia do Norte.
Com recorde pessoal, de 8.24,87 minutos, Gomes foi batido apenas pelo sueco Sebastian Loerstad (8.03,47), batendo por muito pouco o terceiro, o dinamarquês Sebastien Groenkjaer, com 8.25,05.
Esta prata junta-se a três bronzes já arrecadados pela missão portuguesa presente em Skopje, dois pelo nadador Rodolfo Alecrim e um por Carolina Ventura, também no atletismo.
Ainda no atletismo, Tiago Matos vai à final de salto em comprimento, no sábado, Madalena Sampaio foi sexta nos 100 metros barreiras e Ana Sofia Santos sétima nos cinco quilómetros marcha, a estafeta feminina medley (100, 200, 300 e 400 metros) também se apurou para a final, assim como Anamar Jorge no triplo salto.
No andebol, Portugal vai jogar com Espanha, no sábado, pelo quinto lugar, enquanto no judo Joana Moreira e Margarida Ferreira não passaram das eliminatórias, o mesmo se passando com Matilde Carvalho, Camila Marcelo e David Almeida, na natação, e Pedro Mendonça, no taekwondo, caindo Júlia Leal nos quartos de final em singulares, no ténis de mesa.
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Portugal soma já 10 medalhas na prova que decorre na Austrália
Ugandês chegou a andar dentro do ritmo de recorde mundial
Campeão do Mundo dos 1.500 metros continua em grande forma
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça