O português Afonso Gomes foi esta sexta-feira segundo classificado nos 3.000 metros do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), dando a Portugal o quarto pódio desta edição, a ser disputada em Skopje, capital da Macedónia do Norte.
Com recorde pessoal, de 8.24,87 minutos, Gomes foi batido apenas pelo sueco Sebastian Loerstad (8.03,47), batendo por muito pouco o terceiro, o dinamarquês Sebastien Groenkjaer, com 8.25,05.
Esta prata junta-se a três bronzes já arrecadados pela missão portuguesa presente em Skopje, dois pelo nadador Rodolfo Alecrim e um por Carolina Ventura, também no atletismo.
Ainda no atletismo, Tiago Matos vai à final de salto em comprimento, no sábado, Madalena Sampaio foi sexta nos 100 metros barreiras e Ana Sofia Santos sétima nos cinco quilómetros marcha, a estafeta feminina medley (100, 200, 300 e 400 metros) também se apurou para a final, assim como Anamar Jorge no triplo salto.
No andebol, Portugal vai jogar com Espanha, no sábado, pelo quinto lugar, enquanto no judo Joana Moreira e Margarida Ferreira não passaram das eliminatórias, o mesmo se passando com Matilde Carvalho, Camila Marcelo e David Almeida, na natação, e Pedro Mendonça, no taekwondo, caindo Júlia Leal nos quartos de final em singulares, no ténis de mesa.
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Velocista de 42 anos prolonga ligação aos leões
Recém-consagrado campeão português de corta-mato não esconde ambição
É a quinta vez consecutiva que a atleta vence a prova
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Central espanhol de 39 anos já tomou decisão
Médio bósnio pretende seguir ligado ao futebol como agente
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo