_
O queniano Benard Kibet Koech, finalista dos 10.000 metros nos Jogos Olímpicos Paris'2024, foi suspenso por quatro anos por doping, anunciou esta 5.ª feira a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).
O fundista, de 26 anos, que foi quinto nos Jogos Olímpicos, já estava afastado de forma provisória desde junho do ano passado, devido a anomalias no passaporte biológico.
Todos os seus resultados são anulados entre 26 de junho de 2024 e 10 de junho 2025, o que implica a desclassificação dos 10.000 metros de Paris'2024.
Em causa estão amostras recolhidas antes dos Jogos Olímpicos em que se constatou valores anormais de hemoglobina, o que levou a que se considerasse como "altamente provável" o uso de substâncias proibidas.
Koech alegou que tal se deveu a uma infeção por Covid-19, ao ferro tomado em suplementos e ao treino em altitude, o que não convenceu a AIU.
O atleta mantém no palmarés o quinto lugar nos 10.000 metros dos Mundiais de Budapeste de 2023, bem como recordes pessoais de 58.45 minutos na meia-maratona e 26.43,98 nos 10.000 metros, entre outros.
Por LusaDoação surge no âmbito da campanha solidária "Reerguer Leiria"
Atleta queniano já estava afastado da competição devido a anomalias no passaporte biológico
Paulo Reis revela que as instalações estão completamente inundadas
Competição realiza-se de 8 de fevereiro a 1 de março
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok