A 13.ª edição da Corrida Sporting atingiu um novo recorde de 12 mil participantes este domingo, juntando famílias e caras conhecidos do clube leonino pelas ruas de Lisboa, com a Alameda da Universidade, no Campo Grande, a acolher a partida e a chegada das três provas: a Corrida Jubas para crianças entre os 5 e os 13 anos, a Caminhada Família Leonina (4kms) e a Corrida Sporting (10kms).
Frederico Varandas, presidente dos leões, marcou presença com o filho e a mulher Katarina Larsson, antiga triatleta sueca. Já Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Diretivo do Sporting, aproveitou para destacar a adesão cada vez maior: "Há quatro anos, a corrida não se realizava há dois ou três anos e participavam cerca de 2.500 pessoas. Em quatro anos consecutivos que fazemos a corrida, chegamos aos 12 mil participantes e chegamos por limitações de espaço. Esgotamos dois meses antes as inscrições. É um sucesso tremendo. Os sócios, os adeptos e Lisboa inteira vestiu verde e branco, mesmo os que não são adeptos. Enquanto clube temos essa missão social e de ajudar as massas a praticar desporto. Temos vindo a bater recordes todos os anos e garanto que para o ano vamos voltar a bater. Apelo que em 2026 tenhamos ainda mais participantes porque não vamos ter tantas limitações".
Alex Macuácua, atleta do Sporting, foi o grande vencedor (31'21'') da prova masculina e partilhou o pódio com o colega de equipa Evandro Pires e Hermano Jorge (ARC/Escola de Atletismo de Coimbra e ex-Sporting). "O meu objetivo este ano era voltar para ganhar e, correu tudo bem, ganhei. Não consegui atingir o meu recorde, o percurso estava difícil, escorregadio por causa da chuva. Mas estou feliz", afirmou Alex Macuácua.
Na feminina, a triatleta Margarida Barão conquistou o primeiro lugar (37’32”), seguida por Carla Sousa (Vitória de Guimarães) e Maria Bernardo (Sporting). "O objetivo foi cumprido. É sempre bom quando estamos em pré-época irmos fazendo estas corridas diferentes e pelo Sporting, ainda melhor. Pelo que tenho visto a adesão vai sempre crescendo e espero que assim continue", frisou Margarida Barão.
Os mais novos deram o sinal de partida às 9h00, com 900 crianças a participarem nas provas de bambis, benjamis (A e B) e infantis da Corrida Jubas, que contaram com a presença dos futsalistas Felipe Valério e Henrique Rafagnin, dos basquetebolistas Dinis Cherepenko e Uwais Razaque e, do atletismo, a velocista Lorène Bazolo e o medalhado Olímpico (2004) Francis Obikwelu. Foram seguidos pela Caminhada Família Leonina que viu quatro mil pessoas, de todas as idades, a percorrer quatro quilómetros entre o Campo Grande e a Cidade Sporting, passando também pelo interior do Pavilhão João Rocha e pelo Estádio José Alvalade.
Às 10h30, Vasco Anjos, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, deu início à Corrida Sporting com cerca de 7.500 corredores - incluindo os futsalistas Wesley e Bruno Pinto - a partiram junto às ruas do Jardim do Campo Grande, passando por Entrecampos, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal e fazendo o percurso de forma inversa a partir da Av. António Augusto Aguiar. Tal como na Caminhada Família, os participantes também atravessaram o Pavilhão João Rocha e a envolvente do Estádio José Alvalade.
Pode ver aqui todos os resultados da prova
A 13.ª edição da iniciativa leonina realizou-se este domingo e contou com caras conhecidas do clube
Iniciativa leonina acontece este domingo
Norte-americano Marvin Bracy-Williams acusado de três violações das regras antidoping
Iniciativa leonina acontece no próximo domingo
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Ex-internacional italiano obrigado a retirar-se aos 31 anos devido a problemas físicos
Organismo reforçou vigilância das redes sociais e denunciou 11 pessoas por esta conduta às autoridades internacionais
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra