O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu este domingo a medalha de ouro conquistada por Margarida Silva nos 800 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio2025, destacando o sucesso luso na competição.
"É com satisfação que o Presidente da República assinala a nossa segunda medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, conquistada pela atleta Margarida Silva na prova de 800 metros, que junta à prata alcançada nos 1500 metros. Com esta segunda medalha de Margarida Silva, juntamente com o ouro da judoca Joana Santos e as duas medalhas, prata e bronze, do ciclista André Soares, Portugal ultrapassa o número de medalhas obtidas nos últimos Jogos, enaltecendo o trabalho dos atletas, do Comité Paralímpico de Portugal e respetivas Federações", refere uma mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República.
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou Margarida Silva pela conquista, referindo que é um "orgulho para o país". "Portugal voltou a fazer história! Margarida Silva conquistou a medalha de ouro nos 800 metros e é campeã surdolímpica! Um resultado que comprova a excelência, dedicação e a garra dos nossos atletas. Que orgulho para o nosso País. Bravo", referiu o primeiro-ministro, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
Margarida Silva, que já tinha sido prata nos 1.500 metros, correu os 800 metros em 2:10.38 minutos, novo recorde dos Jogos Surdolímpicos, superando a anterior melhor marca de 2:10.50.
Esta é a quinta medalha lusa nesta edição dos Jogos Surdolímpicos, com as duas de Margarida Silva a juntarem-se ao ouro da judoca Joana Santos em -57kg, enquanto o ciclista André Soares conquistou a prata no contrarrelógio individual e o bronze na corrida de pontos.
Por LusaMarcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro aplaudiram conquista da atleta portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
Atleta 'bisou' nas medalhas dos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
É a quinta medalha portuguesa nesta edição dos Jogos Surdolímpicos
Jovem de 21 anos é filha de pai português
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa