1/2
A primeira edição da Corrida FPF, que foi esta sexta-feira apresentada pela Federação Portuguesa de Futebol, decorrerá a 17 de maio, antes da final da Taça de Portugal feminina, com uma vertente solidária.
"Além de ser uma corrida solidária, é uma corrida assente num conceito que nós estamos a construir, de juntar as finais da Taça de Portugal feminina e masculina. Vamos ter um conjunto de atividades durante as semanas que vão ligar estas duas competições, e onde esta corrida solidária aparecerá", frisou o presidente da FPF, Pedro Proença, numa conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Com um percurso de 10 quilómetros - e uma variante de caminhada, com quatro quilómetros -, um euro de cada inscrição vai reverter para a Rede de Emergência Alimentar, numa parceria entre a FPF e Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
"A FPF movimenta massas e esta união, de tentar tirar as pessoas de casa e fazer algo saudável, tem toda a razão de ser, para conseguirmos modificar este cenário que é bastante dramático, em termos dos índices de atividade física na sociedade portuguesa. Acreditamos que a parceria dura para os próximos anos, dinamizando e implementando a atividade física em Portugal. Acreditamos que será um grande sucesso", vincou, por seu lado, Paulo Guerra, vice-presidente da FPA, durante a apresentação.
A Corrida FPF vai contar com a presença do embaixador Pepe, antigo internacional português de futebol, que iniciou um gosto pelas corridas na última São Silvestre do Porto, concluída em cerca de 42 minutos, a revelar uma muito boa forma física.
"Fiz a São Silvestre do Porto com muito pouco tempo de preparação. Tenho vários amigos que gostam de me desafiar. Já fiz muitas aventuras na bicicleta e, agora, foi na corrida. Tive sete ou oito dias para preparar a corrida, tentei dar o meu melhor, fiz 42 minutos e agora, com mais tempo até maio, vou preparar-me e tentar baixar dos 40 minutos", assumiu o ex-futebolista, com 42 anos e internacional AA 141 vezes.
A inscrição nesta prova incluirá também um bilhete para assistir à final da Taça de Portugal feminina de futebol, a realizar-se no mesmo dia, no Estádio Nacional, em Oeiras, com a autarquia local a considerar a iniciativa "extraordinária e diferente".
"A FPF associar-se a uma iniciativa destas traz logo consigo uma carga mediática extraordinária. Demonstra a transversalidade do desporto. Pode ser uma iniciativa com um impacto extraordinário, numa altura em que tanta falta faz ao nosso país as pessoas estarem mobilizadas para um combate à pobreza e às desigualdades", considerou também o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
A presença da FPF na organização do evento é algo "muito importante" igualmente para a presidente do Banco Alimentar contra a Fome, Isabel Jonet, que apontou a relevância das duas federações ao "alavancar uma solidariedade em movimento".
"A associação das duas federações é determinante, uma vez que há um conjunto de pessoas que serão interpeladas a andar e correr pela causa de redução das carências alimentares em Portugal. Estamos gratos pela ideia e iniciativa", disse.
Os 10 quilómetros da Corrida FPF têm início na Avenida Pierre de Coubertin, com a meta a ser colocada na Pista de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor.
Leões anuncia reforço que compete no comprimento e no triplo salto
Prova corre-se na Figueira da Foz, no próximo sábado
Pepe será o embaixador da prova
APOPA diz que vai avançar com ação junto do Tribunal Central Administrativo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos