O Supremo Tribunal de Justiça francês anulou esta quarta-feira parcialmente a condenação de Papa Massata Diack, de cinco anos de prisão efetiva, por vários crimes de corrupção no âmbito do escândalo de doping russo que abalou o desporto mundial.
A mais alta instância judicial francesa remeteu o processo para o Tribunal de Recurso de Paris, onde o filho do ex-presidente da World Athletics Lamine Diack voltará a ser julgado, por considerar que a culpabilidade de Papa Massata Diack não foi suficientemente fundamentada.
Papa Massata Diack foi julgado à revelia pelo Tribunal de Recurso de Paris, que confirmou a pena decidida na primeira instância judicial, mas reduziu para metade o valor da multa imposta ao empresário, de um milhão para 500.000 euros.
O tribunal da capital francesa também condenou Habib Cissé, ex-conselheiro jurídico da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) -- antiga designação da World Athletics -, à pena de três de prisão, com pena suspensa, pela implicação no caso.
Papa Massata Diack foi considerado culpado do crime de corrupção e condenado em setembro de 2020 a cinco anos de prisão efetiva, pela participação num esquema destinado a ocultar casos de doping de atletas russos em 2011, pouco antes dos Jogos Olímpicos Londres2012.
O filho do antigo 'patrão' do atletismo mundial já tinha sido considerado culpado de desvio de fundos no valor de 15 milhões de euros referentes a contratos de patrocínio, razão pela qual está detido no Senegal e teve de ser julgado à revelia em França.
Por LusaHugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo