Zé Maria Garcia, atleta amador natural de Moura, participou este ano na edição 2025 da MDS 120 Morocco, uma das variantes oficiais do mítico Marathon des Sables, considerada uma das provas de resistência mais exigentes do mundo, tendo terminado no 3.º lugar na categoria dos 100 km.
A versão dos 100 quilómetros decorre ao longo de três etapas em pleno deserto do Sahara marroquino, em regime de auto-suficiência, onde cada participante transporta a sua própria alimentação, equipamento, material de campismo durante toda a travessia, recebendo apenas 5 litros de água (dia) e tenda por parte da organização. As temperaturas chegam frequentemente aos 40.°C, e os terrenos alternam entre dunas, planaltos pedregosos e trilhos técnicos expostos ao vento e poeiras.
Este resultado ganha ainda mais relevância por se tratar de uma prova conhecida como uma “iniciação extrema” ao universo das ultramaratonas no deserto, e que serve de porta de entrada para o MDS Legendary, a versão clássica de 250 km considerada “a mais dura corrida a pé do planeta”.
Com este feito, Zé Maria Garcia eleva o nome de Moura e Portugal e inspira outros atletas portugueses a aventurarem-se além dos limites tradicionais do desporto.
De salientar ainda que, em maio deste ano, participou e concluiu a maratona mais alta do mundo no Monte Evereste onde registou o melhor tempo alguma vez conseguido por um português.
Por RecordAtleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Provas correm-se no próximo fim de semana
Depois da conquista da medalha de ouro nos mundiais de Atletismo de Tóquio
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Emblema argentino corre o risco de fechar as portas