Atletismo: Conceição Ferreira e Albertina Machado abandonam competição

ATLETAS BRACARENSES ESPERAM PRIMEIROS FILHOS EM NOVEMBRO

CONCEIÇÃO Ferreira e Albertina Machado, duas atletas que já fazem parte da história do meio-fundo português, abandonaram a actividade por estarem grávidas, esperando os seus primeiros filhos para Novembro. No caso de Conceição Ferreira, aliás, a atleta já correu grávida o recente Mundial de Corta-Mato, em Vilamoura, mas só o soube depois. Foi a sua 17ª presença em Campeonatos do Mundo de Corta-Mato, um feito de que mais nenhuma atleta no Mundo se pode orgulhar.

As duas atletas, actualmente com 38 anos, só conheceram, ao longo da sua carreira, praticamente um clube (o Sporting de Braga) e uma treinadora (Sameiro Araújo). Ingressaram no clube em finais de 1981. Foram ambas olímpicas: Conceição Ferreira quatro vezes, de Los Angeles’84 a Atlanta’96; Albertina Machado três vezes (não esteve em Barcelona’92). Albertina foi recordista nacional de 800, 1500 e 3000 m; Conceição foi-o de 10 000 m.

Conceição Ferreira chegou a campeã mundial de meia-maratona, em Bruxelas’1993, foi vice-campeã europeia de 10 000 m em Helsínquia’1994 e terceira no Mundial de Corta-Mato de Budapeste’1994. Albertina foi quinta no Mundial de Corta-Mato de 1988.

Conceição esteve nos sete títulos europeus de corta-mato e nos sete de estrada que o Sp. Braga conquistou. Albertina esteve em quatro vitórias em corta-mato e em cinco de estrada. Individualmente, cada uma delas ganhou três provas de estrada, enquanto Conceição ganhou duas de corta-mato e Albertina uma. Conceição Ferreira foi 14 vezes campeã de Portugal (quatro das quais em corta-mato); Albertina foi dez (duas).

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas