Benfica contesta decisão da Federação

Federação deu razão ao Sporting na questão da transferência de atletas, mas águias não desistem

• Foto: Paulo Calado

O departamento jurídico do Benfica já está a trabalhar no sentido de contestar a decisão da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), depois de esta entidade ter dado um parecer favorável acerca da legalidade das transferências de cinco atletas da Luz para o Sporting em outubro.

Segundo a FPA relatou, a decisão foi baseada em vários pontos, nomeadamente o atraso das águias no envio da carta do direito de opção aos atletas; o facto de não terem sido registados contratos plurianuais e por ter um entendimento algo vago sobre o conceito do direito de opção. A Federação até falou no interesse nacional, pois defende que os atletas – sendo úteis à Seleção – não devem correr o risco de ficar parados.

Os dirigentes encarnados, segundo apurou Record, tiveram uma reunião preliminar para analisar o conteúdo da carta da FPA e decidiram que o Benfica vai contestar a decisão – as águias consideram que têm razões para acreditar que existem argumentos válidos para a rebaterem.

Nesse sentido, o Benfica diz que as cartas foram enviadas para os atletas em tempo útil, tendo provas documentais das datas e descartando qualquer responsabilidade de eventuais atrasos na chegada das mesmas. Sobre a ausência de contratos plurianuais, o Benfica salienta que isso só é verdade porque o sistema adotado pela FPA não permite a validação de contratos por mais do que uma temporada. As águias alegam ainda que informaram a FPA sobre os nomes dos atletas que estavam nessas condições.

Em relação ao direito de preferência nos contratos, o Benfica reafirma que a sua pretensão – segundo vários pareceres – é válida. Por fim, no que concerne ao interesse nacional, entende o princípio, mas rejeita que esse estatuto se sobreponha a tudo e seja suficiente para ‘levar’ Nelson Évora, Hélio Gomes, Marcos Caldeira, Tiago Aperta e Rasul Dabo da Luz para Alvalade.

Por Luís Avelãs e Norberto Santos
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.