Catarina Ribeiro vira maratonista

Antiga atleta do Benfica vai fazer a sua estreia como individual já no domingo, no Porto

• Foto: SL Benfica

Aos 26 anos, Catarina Ribeiro vai fazer a estreia na maratona e não será com a camisola do Benfica, clube que representou na última temporada. A fundista inscreveu-se na federação como individual e é nessa condição que irá fazer um teste na Maratona do Porto, a ter lugar no próximo domingo.

De acordo com o resultado alcançado, atleta e treinador irão ponderar a possibilidade de representar Portugal no Europeu de corta-mato, que vai decorrer em Chia, Itália, a 11 de dezembro.

"A preparação foi bem feita, mas por ser a estreia não estou a pensar numa marca. O mais importante é ela subir ao pódio e ver a sua reação à distância", comentou a Record o treinador Rui Ferreira. "Considero que a maratona é uma prova adaptável às características da Catarina. Tem 26 anos e está na hora certa de experimentar os 42.195 metros. Também houve uma aposta da organização em querer ter a Catarina Ribeiro na partida", disse o técnico.

A base de suporte da preparação foi dividida entre Vizela e Mira e nesta semana a quilometragem reduziu substancialmente. "Houve semanas em que a Catarina chegou a fazer 200 km", referiu Rui Ferreira.

Saída da Luz

O treinador sublinhou que com a passagem a individual, Catarina Ribeiro (que esteve na mira do Sporting) ficou com maior disponibilidade para fazer a abordagem à maratona e a outras provas. "Não está presa ao calendário do clube. Digamos que ela tem maior liberdade para fazer outras opções, daí a passagem para individual", esclareceu Rui Ferreira acerca da atleta que em 2016 fez a 4ª marca do ano nos 10.000 metros, com 32.31,18 minutos.

Por Norberto Santos
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.