Presidente da Federação está confiante na obtenção de medalhas
Domingos Castro vai assumir a chefia da delegação portuguesa nos Europeus de pista coberta, que decorrem entre quinta-feira e domingo nos Países Baixos, promovendo a proximidade com os atletas e confiante na obtenção de medalhas.
Cinco meses depois de ter sido eleito presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), o antigo fundista lidera a comitiva nacional a Apeldoorn2025, com 20 atletas, demonstrando ter "a sensibilidade e o conhecimento do que precisam".
"É uma honra para mim estar presente nestes campeonatos, que serão os primeiros grandes campeonatos como presidente, e por isso estou à espera que chegue o dia para partir", afirmou o dirigente, em declarações à agência Lusa.
A recuperar a melhor forma, a bicampeã europeia 'indoor' no lançamento do peso, Auriol Dongmo, o triplista Tiago Luís Pereira, bronze nos Mundiais em pista curta Glasgow2024, e Isaac Nader e Jessica Inchude, detentores das terceiras marcas entre os inscritos nos 1.500 e no peso, são as principais armas para Portugal chegar à 30.ª medalha nesta competição.
"Muito sinceramente, eu acredito que nós temos atletas bem preparados para isso", vincou Domingos Castro.
Apesar de chefiar a delegação, o presidente da FPA escusou-se a responsabilizar qualquer dos atletas, advertindo para a concorrência com objetivos comuns.
"Felizmente, temos atletas de grande nível internacional que podem ser medalhados. Porém, os outros, de outros países, pensam o mesmo. Mas eu acredito que temos atletas em boa forma e que podem lutar pelos pódios. É preciso ter um dia bom e estar naquele dia que tantos esperam. Se não acontecer, é porque, realmente, não foi possível", referiu.
Dongmo, Nader, Inchude e Pereira "serão os melhores colocados" para alcançarem os primeiros lugares, mas admitindo "agradáveis surpresas" de outros, reconheceu o líder federativo, que assegurou "acreditar em todos, para que façam o seu melhor".
"A minha opinião é que os atletas portugueses devem aproveitar esta oportunidade, porque há atletas que preferem ir só ao Campeonato do Mundo [indoor], que vai ser na China, há outros que se querem preparar exclusivamente para Tóquio [local dos Mundiais ao ar livre, em setembro], como é exemplo o Pedro Pichardo. Por isso, os que vão, que aproveitem as oportunidades, quem sabe venham a ser medalhados", concluiu.
Patrícia Silva e Salomé Afonso vão ser, na quinta-feira, a partir das 19:10 locais (18:10 em Lisboa), as primeiras representantes lusas a competirem na Arena Omnisport Apeldoorn, nas eliminatórias dos 1.500 metros, num programa que encerra no domingo, com as finais dos 60 metros, e a possível presença de Lorene Bazolo, e do lançamento do peso feminino, eventualmente com Auriol Dongmo, Jessica Inchude e Eliana Bandeira.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam