"Foi um pouco desesperante estar à espera dos outros e não depender de mim. Dá um bocado de ansiedade, mas valeu a pena. Queria o apuramento direto, mas a minha série era a mais igualada de todas, como se provou agora", afirmou o atleta do Sporting, na zona mista da Ataköy Arena.
Abdel Larrinaga foi quinto na primeira série, em 07,77 segundos, avançado para as semifinais, marcadas para domingo, às 10:35 locais (07:35 em Lisboa), com a 14.ª marca das eliminatórias, sendo o terceiro repescado, em igualdade com o espanhol Kevin Sánchez, com quem partilhou o sofrimento no desfecho das eliminatórias.
"Confiei na corrida, para as semifinais não pode acontecer o mesmo, porque, se não, fico fora. De manhã é difícil correr bem rápido e acho que amanhã [no domingo] vai correr-se ao mesmo ritmo, a 7,60 ou 7,70", explicou.
O barreirista do Sporting, de 29 anos, tem 7,67 como recorde pessoal alcançado em 2022, sendo que este ano a sua melhor marca foi 7,73, antevendo que precise de correr a esse ritmo para chegar à final, que vai encerrar o programa dos Europeus, no domingo, às 21:05 locais (18:05 em Lisboa).
"Esta competição é mais de tentar passar e não de ir à procura de um recorde. Ninguém correu perto das suas marcas e acho que isso me vai ajudar, até porque eu era decatleta e estava habituado a acordar cedo, mas estes rapazes não. Mas, não há desculpa nenhuma, são oito pistas e é igual para todos", rematou.
O recorde nacional dos 60 metros barreiras é de 7,66 e é partilhado por Rasul Dabo e João Almeida, que conseguiram estas marcas em 2014 e 2015, respetivamente.
O melhor desempenho luso na prova em Europeus em pista coberta remonta a Praga2015, quando João Almeida foi 11.º.
Segunda edição da tradicional corrida corre-se a 17 de dezembro, desta feita ao final do dia
Ruben Amaral, em sub-23, e Lara Costa, sub-20, cotaram-se como os melhores com as cores de Portugal, em Bruxelas
Antigo atleta olímpico, aos 86 anos, volta a marcar presença na São Silvestre El Corte Inglés
Medalhado olímpico português recorda prova "espetacular" do ano passado e deixa incentivo: "Saiam de casa!"
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento