Filomena Costa abdica da maratona dos Europeus

A uma semana da competição

• Foto: Facebook Federação Portuguesa de Atletismo

A uma semana dos Europeus e um dia antes da divulgação da seleção que rumará a Berlim, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) dá conta da ausência de Filomena Costa, a única maratonista portuguesa prevista para competir.

Segundo a página da FPA, "após uma avaliação conjunta onde participaram a atleta Filomena Costa, a sua treinadora Maria do Sameiro Araújo e a equipa multidisciplinar da FPA, decidiu-se pela não participação da atleta na maratona dos Campeonatos da Europa de Atletismo, competição que decorre entre 6 e 12 de agosto, em Berlim".

Adiante, a nota refere que "alguns problemas no período de preparação levaram à decisão conjunta desta não participação".

A atleta do Jardim da Serra, já selecionada, era a quarta portuguesa nas que tinham mínimos para Berlim, mas Jessica Augusto esteve lesionada grande parte da época e Catarina Ribeiro e Salomé Rocha preferiram apostar nas distâncias mais curtas, com ambas a terem mínimos nos 10.000 metros (tal como Sara Moreira e Inês Monteiro).

Sendo que nenhum atleta masculino tinha corrido a distância e obtido os mínimos, com esta ausência da atleta minhota, será a primeira vez que Portugal não terá qualquer concorrente na distância nos Campeonatos Europeus desde que a prova feminina foi integrada no programa e em que já conquistou cinco medalhas de ouro, três por Rosa Mota (Atenas'1982, Estugarda'1986 e Split'1990) e duas por Manuela Machado (Helsínquia'1994 e Budapeste'1998) e uma de bronze por Jéssica Augusto (Zurique'1914).

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.