Prova da Invicta assinala data especial com objetivos fortes na elite
A forte presença africana, nomeadamente no lado masculino, é a grande nota de destaque da lista de atletas de elite da EDP Maratona do Porto, marcada para este domingo, a partir das 8 horas. Num ano no qual assinala a 20.ª edição, a prova portuense receberá igualmente alguns dos melhores atletas nacionais, que este ano partirão na luta pelo título de campeão nacional da maratona.
Nos homens, com o recorde de Zablon Chumba (2:08:58, de 2021) na mira, o Porto receberá a presença de três atletas com marcas abaixo das 2:10 (Silah Kipkemboi Limo, com 2:08:54; Mathew Sang Kibiwot, com 2:09:20; e Dani Mateo, com 2:08:22). Além deste trio, no plano nacional estarão presentes Daniel Pinheiro, José Sousa, Carlos Costa, Hugo Daniel Santos, Hermano Ferreira, Nuno Lopes e João Fernandes.
Relacionadas
Nas senhoras estão apenas registadas na elite três atletas, todas do Quénia, com Naom Jebet a ser a grande digura. A queniana, com 2:24:33 feitos na Maratona de Nairobi no ano passado, vem de um triunfo na de Madrid este ano e tenta novo triunfo na Península Ibérica.
Além da maratona, vai correr-se em paralelo a APO Corrida dos Ossos Saudáveis - 10 quilómetros -, com a presença de Miguel Borges, Miguel Ribeiro, Bruno Silva e Simão Bastos. Já nas senhoras estarão Rafaela Fonseca, Mariana Regalo ou Dulce Félix.
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma