Há dérbi no Rossio de Monforte

Benfica e Sporting no Nacional de corta-mato

• Foto: Paulo Calado

O Rossio de Monforte, um amplo espaço ao ar livre na periferia da vila alentejana, vai assistir amanhã a mais um emocionante Campeonato de Portugal de corta-mato, com Benfica e Sporting favoritos, depois de nos últimos anos dividirem os títulos nacionais. As águias em 2014 e 2015, os leões em 2016 e 2017.

As forças parecem agora equilibradas, mas ainda assim os sportinguistas, com maior número de atletas (duas dezenas de inscritos) e com algum nível similar entre eles, poderão ter nessa equação um trunfo mais forte. A experiência dos atletas, aliada ao facto de lutarem pela defesa dos títulos, pode também contar. O Sporting conta com uma equipa com seis dos dez primeiros classificados em 2017 e com seis veteranos, dois deles com mais de 40 (Licínio Pimentel e José Rocha), e com um Rui Pedro Silva a caminho disso, que este ano parece rejuvenescido, como se viu no Nacional de estrada (2º) e na Taça dos campeões, que os leões venceram.

Já a equipa do Benfica, menos numerosa (11 inscritos), tem três veteranos (Ricardo Ribas, 7º em 2017, 2º em 2016, Rui Silva, se competir, e Hermano Ferreira), mas tem dois elementos que poderão lutar pelo título: Rui Pinto, campeão em 2015 e no ano passado, e ainda campeão de distância curta este ano, e Samuel Barata, campeão de estrada.
Na luta pelo pódio, o Maia AC subiu ao 3º lugar nos últimos quatro anos, mas agora terá de contar com o Sp. Braga, que até já surpreendeu os maiatos com a ida ao pódio do Nacional de estrada.

Em femininos, o Sporting tem cinco das dez primeiras de 2017: a campeã, Jéssica Augusto (também 1ª em 2007, 2008 e 2009), a 2ª, Salomé Rocha (1ª em 2016), a 4ª, Ana Mafalda Ferreira, a 5ª Sandra Teixeira, e a 10ª, Susana Godinho. Depois, tem ainda Sara Moreira, vice-campeã quatro vezes (2010, 2011, 2013 e 2015), mas que nos últimos quatro anos soma três desistências. Há muito que procura um título. Coletivamente, o Sporting não terá dificuldades em renovar o título, provavelmente com larga vantagem. Recreio de Águeda, Grecas e Sp. Braga a lutarem pelos restantes lugares do pódio. Já o Benfica não tem atletas inscritas.

Por António Manuel Fernandes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.